Estado de Minas - Em foco
Assine Entrar
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo No Ataque
Sem resultado
Veja todos os resultados
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Carros

O Chevette: uma piada de mau gosto sobre rodas?

Kelvin Por Kelvin
08/12/2024
Em Carros
Chevette - Wikimidia commons

Chevette - Wikimidia commons

EnviarCompartilharCompartilharEnviar

No início da década de 1990, o mercado automotivo brasileiro passou por uma transformação significativa. Com a liberação da importação de veículos, um novo cenário de oportunidades e concorrência se instaurou. Uma das mudanças mais críticas foi a reforma na tributação sobre automóveis. Até então, motores menores, considerados mais econômicos e menos poluentes, eram onerados com taxas superiores às dos motores maiores.

A correção dessa distorção tributária gerou um incentivo crucial para o desenvolvimento de veículos com motores de até 1.000 cm³, os chamados “carros populares”. Este incentivou a competição entre fabricantes para lançar modelos acessíveis e eficientes, acelerando o desenvolvimento de motores menores e mais econômicos.

Como a General Motors Buscou se Adequar à Nova Realidade?

Em meio a este contexto, a General Motors apresentou o Chevrolet Chevette Junior ao mercado em 1992. Este sedã de origem norte-americana já estava em produção há anos, com uma arquitetura que remontava ao início dos anos 1970. Adaptar o motor para um deslocamento de menos de um litro foi um desafio técnico significativo, especialmente considerando sua configuração mecânica ultrapassada.

Chevette Junior – Divulgação/Chevrolet

Quais Foram as Desafios Mecânicos do Chevette Junior?

O Chevette, originalmente equipado com motores maiores, necessitou de uma redução de cilindrada para se enquadrar nos novos critérios dos carros populares. O motor foi ajustado para 998 cm³, gerando apenas 50 cv. Esta configuração revelou-se problemática, dado o peso e a inércia do veículo, que adotava um motor localizado na frente e tração traseira, ao contrário de seus concorrentes que adotavam tração dianteira.

LeiaTambém

Cidade de Minas Gerais vira vitrine de inovação com a Feiraço 2025

Cidade de Minas Gerais vira vitrine de inovação com a Feiraço 2025

22/05/2025
Atualização da Samsung causa falhas graves e é suspenso

Samsung apresenta o novo Galaxy S25 Edge ultrafino e impressiona entusiastas

16/05/2025
Novo Audi A6 e-tron chega ao Brasil para revolucionar o mercado de sedans elétricos

Novo Audi A6 e-tron chega ao Brasil para revolucionar o mercado de sedans elétricos

16/05/2025
Volkswagen Tiguan 2025: Um SUV de ponta

Novo Jetta GLI 2025 chega ao Brasil com visual renovado e muita potência

10/05/2025

A Comparação com Concorrentes e o Desempenho Comercial

Comparativamente, o concorrente italiano com motor 1.0 já vinha de um projeto mais moderno, com motor transversal e tração dianteira, permitindo maior eficiência e menor consumo. Enquanto o Chevette Junior enfrentava dificuldades em entregar um desempenho aceitável, o hatch italiano se destacava com um balanço mais eficiente entre potência e consumo, resultando em uma longa trajetória de sucesso no mercado.

Que Lições Foram Aprendidas com o Fracasso do Chevette Junior?

O breve ciclo de vida do Chevette Junior destacou a importância da inovação tecnológica e da adaptação às necessidades do consumidor. A experiência serviu como aprendizado valioso para a General Motors, que rapidamente desenvolveu novos modelos mais adequados às condições do mercado, incluindo um hatch de projeto europeu que obteve considerável sucesso. Assim, a experiência sublinhou a necessidade de evoluir constantemente para atender às demandas do mercado e evitar a repetição de erros passados.

Tags: automotivoGeneral Motorsinovaçãotaxi

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.