Estado de Minas - Em foco
Assine Entrar
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo No Ataque
Sem resultado
Veja todos os resultados
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Carros

A História do Fusca no Brasil

Kelvin Por Kelvin
02/12/2024
Em Carros
Fusca - Foto: Wikimidia Commons

Fusca - Foto: Wikimidia Commons

EnviarCompartilharCompartilharEnviar

O Fusca, oficialmente conhecido como Volkswagen Sedan, é um dos carros mais icônicos do Brasil, com um legado que remonta a 1950, quando fez sua estreia no país. Apesar de sua popularidade, muitos desconhecem os detalhes que tornam este veículo tão especial e único. Este artigo explora algumas das curiosidades mais interessantes sobre o Fusca, indo além do que seu exterior clássico pode sugerir.

Curiosamente, o apelido “Fusca” não é uma invenção oficial, mas um nome carinhoso adotado no Brasil devido à pronúncia do nome “Volkswagen” em alemão, que soava como “fulque” ou “fulca”. Com o passar dos anos, este apelido se solidificou a tal ponto que, nos anos 1980, a montadora alemã decidiu incorporá-lo oficialmente ao modelo no mercado brasileiro.

Por que o Fusca tem tanta importância para o mercado brasileiro?

O impacto do Fusca no Brasil não se limitou apenas a sua presença nas ruas; ele ajudou a moldar o segmento automobilístico do país. O veículo se destacou pela sua durabilidade e simplicidade mecânica, sendo o primeiro carro a alcançar a produção de 1 milhão de unidades no Brasil. Até hoje, o Fusca está entre os quatro veículos mais produzidos no país, com cerca de 3,1 milhões de unidades, superado apenas por modelos como Gol, Palio e Uno.

Dia Nacional do Fusca – Flickr/Luci Sallum/PMC

Além disso, foi o primeiro carro nacional a vir equipado com um teto solar em 1965, marcando a introdução de uma inovação que, embora comercialmente tenha enfrentado críticas, serviu para posicionar o Fusca como um veículo à frente de seu tempo.

LeiaTambém

O impacto das maiores pandemias da história e os legados que foram deixados

O impacto das maiores pandemias da história e os legados que foram deixados

24/05/2025
Essa cidade traz um pedacinho da Europa para o Brasil

Essa cidade traz um pedacinho da Europa para o Brasil

23/05/2025
Produto raro descoberto no Brasil pode tornar o país em um dos mais ricos do mundo

Produto raro descoberto no Brasil pode tornar o país em um dos mais ricos do mundo

23/05/2025
Cidade portuguesa atrai milhares no turismo de negócios e pode influenciar o Brasil

Cidade portuguesa atrai milhares no turismo de negócios e pode influenciar o Brasil

23/05/2025

Qual foi o papel do “Fusca Itamar” na década de 1990?

Ao final dos anos 80, a produção do Fusca foi encerrada, mas ele ganhou uma segunda chance nos anos 90. Em 1993, o então presidente do Brasil, Itamar Franco, propôs o relançamento do carro como parte de um esforço para revitalizar a economia e estimular o mercado de emprego. Este retorno foi viabilizado por um programa de isenção tributária para motores refrigerados a ar, beneficiando também modelos como a Kombi. Assim, nasceu o “Fusca Itamar”, um símbolo da união entre política e indústria automotiva.

Fusca Itamar 1986 – Flickr/Peter olthof

Quais são os fatores históricos por trás da criação do Fusca?

A origem do Fusca remonta à década de 1930, quando Adolf Hitler encomendou a criação de um carro popular que pudesse ser acessível e útil para o transporte familiar na Alemanha. Foi Ferdinand Porsche, renomado engenheiro automotivo austríaco, quem projetou o modelo que viria a ser conhecido mundialmente. Este veículo levou à fundação da Volkswagen, empresa que se consolidou como uma gigante do setor automotivo ao longo das décadas.

O Fusca, além de ser resultado de um momento histórico de intensa industrialização e expansão automotiva, carrega consigo uma narrativa de inovação e adaptação cultural que transcendeu fronteiras e épocas. Seu legado continua vivo, não apenas nas estradas, mas também nos corações de muitas gerações pelo mundo.

Tags: Brasilcarrofuscahistóriavolkswagen

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.