O cinema brasileiro alcançou um marco histórico na temporada de premiações de 2026. O país obteve quatro indicações ao Bafta, o prêmio da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, frequentemente chamado de 'Oscar britânico'.
O anúncio, realizado em Londres, celebra um momento de grande reconhecimento para a indústria audiovisual do país e reconhece o impacto cultural dos filmes brasileiros.
Leia Mais
-
IndieWire divulga previsão para o Oscar 2026 com 'O agente secreto'
-
'O Agente Secreto' está entre favoritos ao Oscar da revista The Hollywood Reporter
-
'O agente secreto' supera 'Manas' e representa o Brasil na briga pelo Oscar
Os indicados brasileiros ao Bafta 2026
'O agente secreto' - indicações
O longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, lidera a presença brasileira com indicações de melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original.
O filme, que também concorre em quatro categorias no Oscar 2026, consolida a carreira internacional do diretor. Apesar do sucesso, Wagner Moura não foi nomeado na categoria de Melhor Ator no Bafta, embora concorra na mesma categoria no Oscar.
'Apocalipse nos trópicos' - Melhor Documentário
A cineasta Petra Costa concorre na categoria de Melhor Documentário. Seu novo filme, “Apocalipse nos trópicos”, continua a exploração de temas políticos e sociais do Brasil, destacando o aumento de figuras evangélicas na política brasileira, o que mais uma vez chamou a atenção da crítica internacional.
Adolpho Veloso - Melhor Fotografia
Completando a lista, o diretor de fotografia Adolpho Veloso foi indicado por seu trabalho em “Sonhos de trem”, uma produção original da Netflix. A nomeação na categoria de Melhor Fotografia reconhece a técnica do profissional.
O reconhecimento do Bafta não apenas celebra os trabalhos indicados, mas também projeta o cinema brasileiro para um público ainda maior. A cerimônia de premiação está marcada para 22 de fevereiro de 2026, em Londres, onde os vencedores serão finalmente revelados.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
