Cícero Sandroni presidiu a ABL entre 2008 e 2009 - (crédito: FolhaPress)
crédito: FolhaPress
O jornalista e escritor Cícero Sandroni morreu na manhã de hoje (17/6), aos 90 anos. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual faz parte desde 2003.
Cícero Augusto Ribeiro Sandroni nasceu na cidade de São Paulo, em 26 de fevereiro de 1935, filho de mineiros de Guaxupé. Estudou até o colegial na capital paulista, se mudando para o Rio de Janeiro, onde concluiu os estudos. Cursou a faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica. Além disso, foi bolsista da Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas.
Foi repórter na Tribuna da Imprensa, no Correio da Manhã, e do Jornal do Brasil, atuando também na Rádio Jornal do Brasil. No jornal O Globo, e dedicou à editoria de política exterior e participou da cobertura da inauguração de Brasília.
Na nova capital federal, assumiu a chefia da reportagem política do Diário de Notícias. Foi Secretário de Imprensa da Prefeitura do Distrito Federal, diretor de Relações Públicas da Novacap e coordenou a equipe que preparou a primeira (e única) mensagem do Presidente Jânio Quadros ao Congresso Nacional. Integrou o Conselho Fiscal da Fundação Cultural de Brasília.
Eva Marie Saint - Nasceu em 4/7/1924 em Nova Jersey (EUA). Uma das belas loiras da Era de Ouro de Hollywood, Oscar pela atuação em "Sindicato de Ladrões", ao lado de Marlon Brando (1954).
domínio público e reprodução adorocinema Montagem Flipar
Mel Brooks - Nasceu em 28/6/1926 em Nova York (EUA). Ator, cineasta e músico. Um dos poucos artistas a receber os 4 maiores prêmios: Oscar (cinema), Grammy (música), Emmy (TV) e Tony (teatro).
Angela George wikimedia commons
Laura Cardoso - Nasceu em 13/9/1927, em São Paulo. Atriz de longa carreira, muito premiada em sua trajetória, e que também já fez dublagens. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural, honraria do governo brasileiro.
Fabio Pozzebom/ABr wikimedia commons
William Daniels - Nasceu em 31/3/1927 em Nova York (EUA). Ator de cinema e TV, teve papéis de coadjuvante em vários filmes e seriados.
reprodução IMDb
Lisa Lu - Nasceu em 19/1//1927 em Pequim (China). Cantora de ópera, foi para os EUA e seus principais papéis foram nos filmes é mais conhecida por seus papéis nos filmes O Último Imperador, The Joy Luck Club e Podres de Ricos.
Fedefede99 wikimedia commons
Estelle Parsons - Nasceu em 20/11/1927, em Massachussetts (EUA). Fez cinema, teatro e TV. Ganhou Oscar de Coadjuvante (1968) por Bonnie & Clyde.
reprodução instagram
Paul Dooley - Nasceu em 22/2/1928 em Virginia Ocidental (EUA). Começou a carreira como cartunista e migrou para cinema e shows, sempre no ramo do humor. Interpretou o Dudu em Popeye (1980)
Paul J. Alessi wikimedia commons e divulgação Montagem Flipar
June Squibb - Nasceu em 6/11/1929 em Illinois (EUA). Sempre atuou como coadjuvante e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Payne Nebraska" (2013).
Art Directors Guild wikimedia commons
Robert Wagner - Nasceu em 10/2/1930 em Michigan (EUA). Fez grande sucesso ao lado de Stefanie Powers no seriado Casal 20.
reprodução instagram
Jack Betts - Nasceu em 11/4/1929 em Miami. Formado no prestigiado Actors Studio, atuou muito em faroestes americanos.
Angela George wikimedia commons
Tippi Hedren - Nasceu em 19/1/1930 em Minnesota (EUA). Não atua desde 2014. É lembrada pelo papel de Marnie no filme homônimo de Alfred Hitchcock.
Divulgação e domínio público montagem flipar
Lima Duarte - Nasceu em 28/3/1930 em Sacramento (MG). Ator de prestígio e muitos papéis, também é dublador e a voz do gato Manda-Chuva no desenho animado.
Sérgio (Savaman) Savarese - Flickr wikimedia commons
Atuou em "Ainda Estou Aqui", que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2025. Por este filme a filha dela, Fernanda Torres, ganhou o Globo de Ouro e concorreu ao Oscar de Melhor Atriz.
divulgação
Fernanda Montenegro - Nasceu em 16/10/1929 no Rio de Janeiro. Primeira latino-americana indicada ao Oscar de Melhor Atriz (por "Central do Brasil" -1998. Foi eleita 'imortal' da Academia Brasileira de Letras,
Domínio público e Fernando Frazão Ag.Brasil - Montagem Flipar
Tony Tornado - Nascido em 26/5/1930, começou a carreira como Tony Checker e chegou a atuar nos EUA. Ainda é atuante e está no ar na novela "Amor Perfeito", da Globo, como o Frei Tomé.
Reprodução Instagram
Clint Eastwood - Nasceu em 31/5/1930, na Califórnia (EUA). Ainda é muito atuante. Em 2021, fez Cry Macho: O Caminho para Redenção, em que ele atua e também assina a direção.
divulgação
Shatner também é músico. Seu maior papel é o capitão James T. Kirk, da nave Enterprise na saga Star Trek. Em 2021, ele fez viagem curta ao espaço na nave da Blue Origin.
divulgação
William Shatner - Nasceu em 22/3/1931 em Quebec (Canadá). Continua atuante. Intérprete de Lord Ogmba, em 2019, em "Creators: The Past". Apresentador da série documental O Inexplicável, na Discovery.
reprodução instagram
Ator, produtor e cineasta, Duvall ganhou Oscar por "Força do Carinho" (1983), mas é mais lembrado como o tenente-coronel Bill Kilgore em "Apocalypse Now" (1979 - foto), que lhe valeu outras premiações, e o advogado Tom Hagen na saga "O Poderoso Chefão"
divulgação
Robert Duvall - Nasceu em 5/1/1931 na Califórnia (EUA). Seu último trabalho em cinema foi no filme "O Juiz" (2014), no papel de protagonista, o juiz Joseph Palmer.
gdcgraphics wikimedia commons
Barbara notabilizou-se no seriado de TV "Jeannie é um Gênio", anos anos 1960 e 1970.
divulgação
Bárbara Eden - Nasceu em 23/8/1931, no Texas (EUA). Seus últimos trabalhos em cinema e TV foram em 2003.
reprodução instagram
Rita é atriz, cantora e dançarina. Começou a carreira em 1950. Seu maior papel foi em West Side Story (Amor Sublime Amor), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (1962).
divulgação
Rita Moreno - Nasceu em 11/12/1931, em Hamacao (Porto Rico). Ainda atua. Fez West Side Story (2021), The Prank (2022) e está filmando Fast X (2023).
reprodução instagram
Ary Fontoura - O ator paranaense, nascido em 27/1/1933, é um dos mais prestigiados do Brasil, figura recorrente em novelas, além de diretor de teatro, poeta e escritor. Tem vários prêmios e recebeu um Troféu Mário Lago pelo conjunto da obra em 2018.
Humor Multishow wikimedia commons
Assim como Dick van Dyke, diversos atores e atrizes já passaram dos 90 anos. Alguns se aposentaram, enquanto outros continuam em atividade. Veja a lista.
Imagem de Mircea - All in collections por Pixabay
Dick van Dyke nasceu em 13/12/1925 no Missouri (EUA). Em 2020, atuou em "O Retorno de Mary Poppins", reedição do "Mary Poppins" original, que ele também estrelou. Esse é seu maior marco no cinema.
divulgação Montagem Flipar
Ele fez o papel de um homem misterioso, que sofre de amnésia. Ao receber o prêmio, Dick disse, com bom humor, que teria se cuidado melhor se soubesse que chegaria à idade atual: 98 anos. Com uma bengala, ele dançou e brincou na cerimônia.
Reprodução de vídeo redes sociais redes
Foi por sua participação especial na novela "Days of Our Lives", que está há mais de 50 anos no ar nos Estados Unidos. A imagem de Dick foi exibida no telão.
Reprodução de vídeo redes sociais redes
Alguns, inclusive, ainda estão atuantes, como é o caso do ator Dick van Dyke, que em junho de 2024 tornou-se o artista mais velho a receber um prêmio Emmy. Ele estava presente na cerimônia de premiação e reagiu com surpresa quando seu nome foi anunciado.
Reprodução de vídeo redes sociais redes
Gena Rowlands foi indicada ao Oscar duas vezes, por "Uma Mulher Sob Influência" e "Glória", e conquistou três Emmys. Seu último filme foi em 2017. Um ano antes, ela havia ganhado um Oscar honorário pelo conjunto da carreira. A morte de Gena reduziu a lista dos atores na casa dos 90 anos que ainda estão vivos.
Alan Light wikimedia commons
A atriz americana Gena Rowlands morreu aos 94 anos, em 14/8/2024. E sua morte teve uma peculiaridade. Ironicamente, Gena enfrentava desde 2019 o Mal de Alzheimer, doença de sua personagem em "Diário de uma Paixão" .
reprodução IMDb
Foi editor da revista O Cruzeiro. Além disso, foi um dos donos de uma empresa gráfica, lançando as duas primeiras edições da revista de contos Ficção. Também fundou a Edinova, editora pioneira no Brasil no lançamento de literatura latino-americana e do nouveau roman francês. Durante a ditadura militar, ingressou na Bloch Editores, onde foi redator-chefe das revistas Fatos e Fotos, Manchete e Tendência.
Sandroni era casado com Laura Constância de Athayde Sandroni, e pai de cinco filhos, Carlos, Clara, Eduardo, Luciana e Paula. Ele também tinha um neto.