Depois de três anos ausente do calendário cultural de BH, em virtude da pandemia, o Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe retorna neste fim de semana, com sua 19ª edição, que será realizada na Casa Cultural Matriz. Os grupos Abelha, Reverb All Stars, Las Serpientes Nadadoras e Ivan Motosserra Surf&Trash são a atração desta sexta (3/11). No sábado (4/11), é a vez das bandas Garagem Dinossauro, Roger Pixixo e os Românticos de Havana, Dirty Quarantine e Light Strucks ocuparem o palco.

Segundo o organizador Claudão Pilha, “a cena surf brasileira vai muito bem”, como comprova a realização desse evento, capitaneado pelo selo Reverb Brasil, que promove uma versão on-line no YouTube.

Ele conta que a seleção dos participantes foi feita via baterias em várias cidades brasileiras, em setembro e outubro, como Manaus, Curitiba e Londrina, entre outras. Uma versão do festival foi realizada em São Paulo, no fim de semana passado. “Agora esse movimento todo de mais de dois meses de baterias culmina com o 19º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe”, diz.

O Reverb All Stars, atração da abertura, é, na realidade, uma reunião de músicos que tocam em várias bandas da capital mineira. “Desta vez será interessante, porque o repertório será composto somente por músicas dessas próprias bandas, que já tocaram no festival, ao longo desses mais de 20 anos”, observa o organizador.

Las Serpientes Nadadoras e Ivan Motosserra Surf&Trash, também atrações do primeiro dia do evento, são de São Paulo e Salvador, respectivamente. A agenda de sábado começa com os mineiros do Roger Pixixo e os Românticos de Havana e segue com os paranaenses do Dirty Quarantine e os mineiros do Garagem Dinossauro e do Light Strucks.

Pilha comenta que “o nome Campeonato, na verdade, é uma brincadeira. Aliás, é um monte de piada junta, primeiro, Campeonato Mineiro de Surfe, porque em Minas Gerais não tem mar. Outra coisa é chamar o evento de campeonato”.

Segundo ele, “os campeões são as bandas que tocarão e irão interagir com as outras. É um momento sensacional da cena, porque ela, de certa forma, é de nicho, com surf music, rock e instrumental e mais alguns temperinhos, como o punk rock e o trash do Garagem Dinossauro e o axé punk do Abelha”.

A edição anterior foi realizada em 2019 e teve até um convidado internacional, com a participação de uma banda espanhola. “Para o público de BH é uma oportunidade muito bacana de conhecer o que de mais recente tem sido feito no mundo da música instrumental e autoral, no Brasil. É uma oportunidade ímpar que só acontece uma vez por ano de trazer bandas legais nesse estilo, então, vale muito a pena conferir”, afirma Claudão Pilha.

19º PRIMEIRO CAMPEONATO MINEIRO DE SURFE
Nesta sexta-feira (3/11) e sábado (4/11), a partir das 21h, na Casa Cultural Matriz (Av. Álvares Cabral, 400, Centro). Ingressos: R$ 35, à venda na portaria e no Sympla. Mais informações: 31.3212-6122.

compartilhe