Forte tendência na arquitetura e na decoração de ambientes, o minimalismo busca a simplicidade que traz conforto e aconchego aos ambientes     -  (crédito:  Chanikarn Thongsu)

Forte tendência na arquitetura e na decoração de ambientes, o minimalismo busca a simplicidade que traz conforto e aconchego aos ambientes

crédito: Chanikarn Thongsu

Forte tendência na arquitetura e na decoração de ambientes, o minimalismo é, basicamente, a busca pela simplicidade que traz conforto e aconchego aos ambientes. Assim, os espaços se tornam mais organizados e limpos, valorizando ainda mais o bem-estar dos moradores.

Então, se você está pensando em decorar sua casa e adotar o estilo minimalista, saiba que é possível mudar diversos detalhes de um ambiente. A seguir, confira as vantagens de adotar o minimalismo e como fazer isso da melhor forma dentro do seu lar.

O que é o minimalismo?

O minimalismo é uma tendência que abrange áreas como a decoração, a ciência, as artes e a comunicação. O termo foi criado pelo filósofo americano Richard Wollheim em 1965 e representa a busca por tudo que tenha como premissa o “menos é mais”. Ou seja, ele rejeita os excessos e valoriza o que é essencial.

Na decoração, o minimalismo busca a construção de ambientes limpos e modernos, sem muitos elementos decorativos ou móveis - dessa forma, o local se torna mais aconchegante, leve, confortável e acolhedor para os moradores.

Confira 5 formas de praticar o minimalismo nos ambientes

Confira as diversas formas de praticar o minimalismo na sua casa e como fazer com que ela se torne ainda mais aconchegante por meio da adoção de pequenas práticas.

1) Adote a prática do desapego

Até aqui você já sabe que, quanto menos informação visual colocar no espaço, mais aconchegante ele ficará. Ou seja, você deve usar o mínimo de objetos possível, tudo de forma discreta e funcional.

Para que isso aconteça, o ideal é que você abdique dos excessos. Se você acumula objetos e móveis, faça um exercício de desapegar o que não tem mais funcionalidade: doe, venda ou troque os itens que não estão sendo usados e permaneça com aqueles que são práticos, multifuncionais e fáceis de manter. Além disso, mantenha a limpeza em dia para que as sensações de conforto e aconchego sejam acentuadas.

2) Use uma paleta de cores neutras

Escolhendo uma paleta de cores neutras para o ambiente, como branco, bege e cinza, você promove um ambiente limpo e minimalista.

Caso não consiga pintar as paredes, abuse das texturas neutras, como almofadas, mantas e tapetes em tons como bege, creme ou cinza claro, de forma a proporcionar mais conforto sem abrir mão do minimalismo. Além disso, use detalhes em metal para dar um toque de modernidade ao ambiente.

3) Abuse da iluminação natural

A iluminação natural promove as sensações de leveza, limpeza e conforto. Para valorizá-la, remova os objetos e móveis que possam bloquear a luz e opte por aqueles que a refletem, como acessórios de vidro ou que tenham cores claras. Aposte em janelas grandes, luminárias e lustres, além de cortinas com tecidos leves.

4) Espalhe plantas pela casa

As plantas dão vida aos ambientes em que se encontram, trazendo sensação de frescor, limpeza e serenidade. Plantas de folhagem verde e suculentas trazem elegância e praticidade, e elementos como vasos de cerâmica, pedras, seixos, troncos e cestas de fibras naturais ajudam a complementar a decoração.

5) Abuse do uso de espelhos

Os espelhos são ótimos para proporcionar a sensação de amplitude. Por isso, invista em modelos que ocupam uma parte grande da parede, preferencialmente sem molduras.

5 itens que vão te ajudar a trazer o minimalismo para o seu lar

1. Tapete 2 m x 2,50 m Panui

Já que o minimalismo exige uma quantidade reduzida de objetos, opte por aqueles que tornem o seu ambiente mais acolhedor, confortável e limpo. Os tapetes Panui são perfeitos para quem gosta da sensação de aconchego, eles protegem o piso e estabelecem limites no seu ambiente, garantindo um décor leve e único. Além disso, transmitem toda personalidade e cuidado que o seu lar merece. Confira.

2. Manta para sofá 1,20 m x 1,60 m Loire

Manta para sofá 1,20 m x 1,60 m Loire

Manta para sofá 1,20 m x 1,60 m Loire

Divulgação

A manta para sofá Loire é uma ótima solução para incrementar o décor de salas de estar, home cinemas, quartos e, até mesmo, varandas cobertas, além de deixar esses espaços ainda mais convidativos ao descanso. Ela é confeccionada em tear manual - técnica milenar que dá um toque especial e confere ao seu ambiente uma atmosfera aconchegante e repleta de originalidade. Garanta a sua.

3. Almofada 43 cm x 43 cm Parzelle

A delicadeza do bordado das almofadas da linha Parzelle, aliada à suavidade dos tons naturais, eleva a decoração, tornando-a irresistivelmente encantadora. Além de adicionar um toque de requinte, Parzelle proporciona uma experiência aconchegante e delicada, ampliando o conforto do espaço. Saiba mais.

4. Arranjo suculenta Beton Oaxaca Buxinho

Arranjo suculenta Beton Oaxaca Buxinho

Arranjo suculenta Beton Oaxaca Buxinho

Divulgação

Os modelos artificiais são ideais para quem quer trazer a sensação de frescor, limpeza e serenidade para dentro de casa através das plantas, mas precisa de praticidade por falta de tempo para se dedicar ao cultivo. As suculentas são a grande tendência do momento. Além de decorar, elas dão um toque divertido e moderno aos ambientes. O arranjo combina o cachepô em concreto - textura e cor neutras - com a beleza única e charmosa das suculentas. Adquira o seu!

5. Vaso decorativo 20 cm palha café

Para as plantas naturais e artificiais, complete a decoração com vasos de materiais naturais. Sustentável, a palha do café - resíduo abundante pela alta exportação do produto na região serrana do Espírito Santo - é a estrela do artesanato local. Reaproveitada por artesãos do Núcleo Fibras Naturais Rio Novo do Sul, ela é transformada em peças únicas sob técnica própria. Veja sobre.

Quer mais dicas relacionadas a decoração?

Então continue acompanhando os conteúdos da coluna Casa e Decoração. Aqui você encontra dicas incríveis de decoração, reformas, organização, jardinagem e muito mais!

Continue lendo nossas matérias: Dicas de decoração para ter um banheiro moderno