Notícias

Jabuticaba é eleita segunda melhor fruta do mundo em ranking


Flipar

A enciclopédia gastronômica TasteAtlas elaborou uma lista com as melhores frutas do planeta, segundo os votos de seus leitores. Entre eles, está um fruto brasileiro, que conquistou o coração de pessoas ao redor do mundo. Trata-se da jabuticaba, originária da região da Mata Atlântica, que desbancou o açaí e ocupa a segunda colocação da lista.

Divulgação/ Prefeitura de Sabará MG

A jabuticaba superou frutas populares e extremamente badaladas, como morango e laranja. Com isso, teve a avaliação de 4,7 estrelas de um total de 5 possíveis.

Wikipedia

Mesmo com a alta avaliação, a jabuticaba não conseguiu superar o mangostim (de origem asiática) no ranking do site. A fruta oriental ficou à frente por uma pequena margem entre as avaliações dos usuários.

wikipedia

Além da jabuticaba, outras frutas brasileiras também apareceram na lista. Entre elas, está o açaí, que também foi contemplada no top 10 das melhores do mundo, com a nota de 4,5 estrelas.

Wikipedia

O guaraná, por sua vez, também de origem amazônica, conquistou a 41ª posição da lista, com uma nota de 4,2 estrelas.

Divulgação/FAPEAM

Para a lista das 10 frutas mais bem avaliadas do mundo até 16 de novembro de 2023, foram registradas 4.378 avaliações, das quais 2.848 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.

Divulgação

O TasteAtlas Rankings não deve ser visto como a conclusão global final sobre alimentação. De acordo com o site, o objetivo é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que ainda não experimentou.

Divulgação

10. Mandarine Chiou: Fruta originária da Grécia, apresenta polpa tenra, saborosa, ligeiramente alaranjada, aroma intenso e membrana bastante rugosa. Ela tem um bom tamanho e alto teor de açúcar, que podem ser atribuídos ao clima incrível, à ótima exposição solar e às propriedades do solo.

Divulgação/TasteAtlas

É uma variedade de tangerina e está entre as mais aromáticas do mundo. Dessa forma, o aroma escapa aos pomares de citrinos, tomando conta de toda a ilha, tornando Chios conhecida tanto na Grécia como no estrangeiro como 'Myrovolos' a ilha perfumada. 

Freepik

9. Limão Sorrento: É conhecido como Limone di Massa Lubrense ou Massese , em homenagem a uma pequena comunidade de aldeias estabelecidas na ponta da Península Sorrentina. Esses limões perfumados, portanto, são derivados do ecótipo local Ovale di Sorrento e cultivados na província de Nápoles desde o Renascimento.

Divulgação/TasteAltas

Vale destacar que os primeiros limoeiros foram plantados pelos jesuítas no século XVIII, e uma das primeiras cultivares chamada Gesù ainda existe hoje na Bacia do Guarazzanno, entre Sorrento e Massa Lubrense. O Limone di Sorrento pode frutificar até cinco vezes por ano em virtude de uma técnica especial de cultivo.

Wikipedia

8. Lúcuma: Fruta nativa da região andina da América do Sul, principalmente dos vales do Peru, Chile, Bolívia e Equador. Ela se caracteriza por um alto valor nutricional, pois é rico em cálcio, proteínas, ferro, zinco e beta-caroteno.

Divulgação/TasteAtlas

Além disso, seu sabor é melhor descrito como levemente adocicado e semelhante ao do bordo, sendo um ingrediente ideal para sobremesas assadas e sorvetes. De forma original, a lúcuma era chamada de ouro dos Incas e era vista como um símbolo de fertilidade. Atualmente, por outro lado, pode ser encontrado na maioria dos mercados regionais de janeiro a abril.

Wikipedia

7. Bagas de açaí: É uma palmeira cultivada pelo palmito e pelo seu fruto. As bagas são muito procuradas pelas suas supostas propriedades medicinais, sendo muitas vezes classificadas pelos produtores como uma espécie de superalimento. Eles são de cor roxa escura, lembrando grandes mirtilos.

Divulgação/TasteAtlas

Há séculos é um alimento básico na região amazônica, consumido batido até formar uma polpa. O sabor é descrito como uma combinação de chocolate e frutas vermelhas. Como a fruta crua deve ser processada dentro de 24 horas após a colheita, as bagas só recentemente ganharam popularidade mundial devido à tecnologia e ao transporte modernos.

Wikipedia

6. Winia nadwilanka: É uma cereja cultivada tanto para consumo direto quanto para fins de processamento nas voivodias de Mazowieckie, witokrzyskie e Lubelskie, na Polônia, desde o século XX. Elas são das cerejeiras sokówka , a palavra refere-se à palavra polonesa para suco, sok , e as cerejas são usadas principalmente para fazer sucos de frutas.

Divulgação/TasteAtlas

Pequenas, redondas e muito aromáticas, essas cerejas têm a polpa de cor vermelha intensa, enquanto o caroço é escuro e a casca é de um vermelho escuro intenso a bordô. Sendo assim, sua cor é resultado do alto teor de antocianinas, substâncias conhecidas por serem anticancerígenas, o que torna as cerejas um produto extremamente benéfico à saúde.

Reprodução/ Winia Nadwilanka

5. Truskawka kaszubska: Conhecidos como Kaszëbskô malëna,são morangos das variedades Elsanta , Honeoye e Senga Sengana , cultivados nos distritos de Kartuski, Kocierski e Bytowski, na Polônia.

Divulgação/TasteAtlas

As variedades Elsanta e Honeoye são destinadas ao consumo direto e apresentam coloração vermelha clara a vermelha intensa, arredondadas e pequenas, com polpa suculenta e firme. Tem o sabor doce, aromático e equilibrado, semelhante ao dos morangos silvestres. A variedade Senga Sengana é destinada ao processamento, possui polpa firme, suculenta e dura e apresenta diversos tamanhos e formatos.

Wikipedia

4. Rodakina Naoussas: Os saborosos pêssegos crescem na região grega de Macedônia Central. Embora tenham origem na China, as excelentes condições climáticas e de solo combinadas com o cultivo sistemático fizeram com que se adaptassem rapidamente ao Mediterrâneo, tornando-se rapidamente num dos frutos mais populares da Grécia.

Divulgação/TasteAtlas

Eles são colhidos maduros e imediatamente inspecionados e embalados para manter o frescor. Em virtude do seu rico aroma e sabor adocicado, são muito procurados pelos consumidores tanto na Grécia como noutros países, especialmente nos mercados da Europa e da Península Arábica, onde são vendidos desde o final de Maio até ao final de Outubro.

Divulgação/TasteAtlas

2. Deglet Nour: Nativa da Argélia, é uma das variedades de tâmaras mais consumidas em toda a região do Norte de África. São pequenos no tamanho, de cor âmbar e caracterizados pela carne quase translúcida e um sabor doce, de nozes e caramelo.

Wikipedia

Exceto no Norte da África, são cultivados em Israel e nos Estados Unidos, para onde foram exportados no início do século XX. Embora possam ser consumidos simples como um lanche doce acompanhado de chá ou café, os deglet nour são frequentemente incorporados em muitas saladas, doces e biscoitos tradicionais do norte da África.

Divulgação/TasteAtlas

2. Jabuticaba: Fruta tradicional brasileira, nativa dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Os frutos são de cor púrpura escura com casca grossa e crescem nos troncos das árvores. As bagas de jabuticaba têm vida útil muito curta e começam a fermentar 3 a 4 dias após a colheita, e a jabuticabeira leva de 6 a 8 anos para dar frutos, por isso estas bagas são tão valorizadas.

Divulgação/Festival da Jabuticaba de Sabará

Elas também contêm antioxidantes, cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas C e E. Os sabores são uma combinação de doce e ácido. As pessoas geralmente apreciam frescas e comidas na hora, mas as frutas também costumam ser transformadas em geleias, sucos e geleias.

Divulgação/TasteAltas

1. Mangostão: Também conhecido como mangostão roxo , é uma planta tropical cultivada por seus frutos doces. Acredita-se que sua origem esteja nas Ilhas da Sonda, hoje divididas entre Indonésia, Malásia, Brunei e Timor Leste. O Mangostão caracteriza-se pela sua casca firme, roxa escura, que cobre e protege o fruto branco comestível.

Divulgação/TasteAtlas

A textura da fruta é macia, suculenta e delicada, enquanto o sabor é doce com leves notas de acidez. A fruta costuma ser consumida pura, mas também pode ser incorporada em diversas sobremesas assadas, saladas mistas, cremes, smoothies, chás ou sorvetes.

Wikipedia

O TasteAtlas catalogou mais de 10 mil alimentos e bebidas e ainda há dezenas de milhares a serem pesquisados e mapeados. 

Divulgação/TasteAtlas

Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, é realizado o tradicional Festival da Jabuticaba. Esse evento foi idealizado pela prefeitura em 1987, em parceria com moradores e empresas locais. Atualmente, já está na 37ª edição e é dividido em três dias, com a presença de pelo menos 100 mil pessoas.

Divulgação/estival da Jabuticaba de Sabará/

O festival tem uma programação gastronômica, além de manifestações culturais e artísticas. O evento reúne produtores e artistas locais, e chefs de todo o Estado. Os participantes podem desfrutar de pratos e bebidas que têm a jabuticaba como ingrediente principal.

Reprodução/Festival da Jabuticaba