Jornal Estado de Minas

STF

Zanin cumprimenta autoridades que estiveram presentes em sua posse no STF

Após tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin cumprimentou as pessoas que participaram da cerimônia no edifício-sede da Corte. Na fila, estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, além de todos os integrantes do STF, entre outras autoridades.





Na saída do evento, o presidente Lula disse que "está feliz" com a posse de Cristiano Zanin como novo ministro da Corte. O petista, porém, não fez mais comentários sobre o magistrado. A solenidade também contou com a presença do procurador-geral da República, Augusto Aras; dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente; além de ministros, advogados, familiares e amigos.

A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, deu boas-vindas ao novo integrante e destacou a experiência dele para ocupar a cadeira na Suprema Corte. Com a posse, o magistrado deve já deve participar nesta sexta-feira (4/8) dos primeiros julgamentos do semestre no plenário virtual do STF.

A classe jurídica em peso também esteve presente. "A posse de um novo ministro é um momento histórico. Desejo a Cristiano Zanin os melhores votos para que exerça o cargo. Ainda estamos em um momento de pressão institucional e a missão dele será dura", disse o advogado Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo, sócio do De Jongh Martins advogados — um dos presentes na solenidade.




À noite, o novo ministro do STF deve ir ao jantar de comemoração da posse, na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Lago Sul, Brasília. O evento vai contar com a presença de juízes, políticos, ministros, amigos e familiares. A imprensa não terá acesso à solenidade, mas poderá acompanhar de um espaço montado pelos organizadores na área externa no local.

Quem é Cristiano Zanin


Cristiano Zanin Martins tem 47 anos e ganhou notoriedade durante a atuação na defesa de Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Natural de Piracicaba (SP), ele é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. O advogado também mantém um escritório com a mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins, com sedes em São Paulo e Brasília.