Jornal Estado de Minas

BOLSONARO

Nação Zumbi durante show em Ouro Preto: 'O escrotíssimo inelegível'


O show da banda Nação Zumbi, que abriu o festival de inverno de Ouro Preto, na noite desse sábado (1/7), teve um momento de celebração do público pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).





A banda, que constantemente aborda questões políticas e sociais em suas músicas, preparava-se para tocar quando o vocalista Jorge Du Peixe citou o assunto. “O escrotíssimo, inelegível”, disse o artista que foi acompanhado pelo público que ocupava a Praça Tiradentes com gritos de “inelegível”.

Na última sexta-feira (30/6), Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE, em um julgamento que teve placar de 5 a 2. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, devido a uma reunião com embaixadores realizada em julho de 2022 no Palácio da Alvorada, onde fez uma série de ataques e compartilhou informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

O encontro com autoridades internacionais foi transmitido pela emissora TV Brasil, da estatal Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e compartilhado nas redes sociais de Bolsonaro. Com a decisão, ele ficará fora das próximas três eleições (2024, 2026 e 2028).