Em Brasília, eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em festa pela posse de Lula para o terceiro mandato, pedem que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) entregue a faixa da presidência da República para seu mentor na política.
Leia Mais
Cerimônia de posse de Lula será a maior da história, segundo organizadoresÔnibus do MTST a caminho da posse de Lula é apedrejado por bolsonaristasNo Brasil para posse de Lula, presidente de Portugal nada no Lago ParanoáPosse de Lula: confira horários dos eventos do cerimonial e dos showsNo dia da posse de Lula, Moro promete ser oposição: 'Em prol do Brasil'Ainda é surpresa a forma como Lula irá receber a faixa de presidente, já que Jair Bolsonaro (PL) se recusou a atitude democrática e já foi embora do Brasil. Com avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o daqui a pouco ex-presidente foi para Orlando (EUA), onde se hospeda numa casa de férias do ex-lutador de MMA José Aldo dentro de um condomínio fechado em Kissimmee.
Leia também: Discurso de Lula na posse terá críticas à herança de Bolsonaro.
Leia também: Discurso de Lula na posse terá críticas à herança de Bolsonaro.
Não é a primeira vez que um presidente no cargo deixa de transmitir o posto para o sucessor. João Figueiredo, último presidente da ditadura militar, deveria passar a faixa para Tancredo Neves, o que não ocorreu com a morte do mineiro. Mas Figueiredo não passou a faixa para o substituto, José Sarney.
E em 1894, o militar Floriano Peixoto não compareceu à cerimônia de transmissão do cargo para seu sucessor, Prudente de Morais.