Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Passageiros de ônibus fazem 'L' para apoiadores de Bolsonaro em BH

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) aguardavam a chegada do candidato à reeleição na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, manifestantes contra Bolsonaro e pró-Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passavam pelo local em carros, caminhões e ônibus e respondiam à manifestação. Eles faziam o “L”, em referência a Lula, sinal de negativo ou apenas gritavam o nome do candidato do PT.





Apesar do embate com apoiadores de Lula, a maioria dos carros e populares que passavam pelo ponto de concentração apoiava Bolsonaro. Grande parte, inclusive, estava a caminho da motocarreata.

Bolsonaro

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas da Região do Barreiro, em Belo Horizonte, na manhã deste sábado (29/10) para acompanharem o início de uma "motocarreata" do candidato à reeleição pela capital de Minas Gerais.
Bolsonaro faz o ato em BH na véspera do segundo turno da eleição presidencial. Da Avenida Álvaro Antônio, no Barreiro, ele segue para a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, em carro aberto, acompanhado de carros e motos.





No Barreiro, Bolsonaro deve cumprimentar apoiadores antes de iniciar a motocarreata. Constantemente, populares contra Bolsonaro sinalizavam contra os apoiadores e também a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o outro candidato no segundo turno.

O ato de Bolsonaro em BH, na Praça da Liberdade, deve acabar no início da tarde.

Disputa


Lula terminou à frente no primeiro turno, com 48,43% dos votos válidos em 2 de outubro. Já Bolsonaro teve 43,2%. Bolsonaro também ficou atrás do petista em Minas Gerais, com 43,6% dos votos. Lula recebeu 48,29%. Já em BH, o atual presidente pontuou 46,6%, contra 42,53% do ex-presidente - Lula governou o país de 2003 a 2010.

Minas é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 12.655.228 eleitores no primeiro turno, atrás somente de São Paulo - com 27.189.714 votos. O segundo turno será realizado neste domingo (30/10).





Campanha em Minas


Bolsonaro esteve em Minas em outras cinco oportunidades durante campanha no segundo turno: em 6 de outubro, encontrou-se com empresários da indústria; seis dias depois, o presidente participou de culto evangélico; já em 14 de outubro, Bolsonaro se reuniu com prefeitos mineiros - esses três eventos foram em BH.

No dia 18, o presidente fez jornada dupla em Minas: fez campanha em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e depois partiu para Montes Claros, no Norte do estado. Já na última quarta-feira (26), Bolsonaro fez campanha em Governador Valadares (Região do Rio Doce), Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri) e Uberlândia (Triângulo).