Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Ministro da Defesa sobre violência nas eleições: 'Não existe preocupação'

O ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira afirmou que as Forças Armadas não estão preocupadas com uma ação violenta de grupos que contrariam o processo eleitoral brasileiro, como ocorrou no Capitólio, nos Estados Unidos da América, nas eleições de 2022, quando o ex-presidente Donald Trump foi derrotado.





A declaração do ministro foi dada nessa quarta-feira (6/7) durante a audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Na ocasião, ele foi questionado pela deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-RJ) se as equipes de inteligência das Forças Armadas monitoram grupos violentos.
 
"O que o serviço de inteligência das nossas Forças Armadas estão fazendo para identificar grupos armados ou pessoas mal intencionadas a interferirem e tirar paz no processo eleitoral ou no dia de eleição?", questionou a deputada. "O que nossas Forças Armadas estão fazendo para evitar um Capitólio, por exemplo?", completou.
 
Uma das preocupações da parlamentar é sobre a quantidade de cidadãos brasileiros armados e que podem causar um movimento violento nas eleições. Em resposta à deputada, o general afirmou que as Forças Armadas não veem risco de violência.
 
"A preocupação que a senhora expõe nos seus comentários em relação ao emprego da inteligência internamente e, não sei se foi essa a intenção, no que diz respeito ao processo eleitoral, eu nego e não existe esse tipo de preocupação", disse o general na audiência. 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais