Jornal Estado de Minas

RESPOSTA DE RENAN

Marconny Faria, suposto lobista da Precisa, será investigado pela CPI

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (15/9) que o suposto lobista da Precisa Medicamentos, Marconny Faria, passará a ser investigado pela comissão.




 
Leia: CPI da COVID ouve Marconny Faria, suposto lobista da Precisa Medicamentos
 
 
“O depoimento pode não ter agregado muito, mas essa CPI avançou nas investigações e avançou em muita coisa”, disse. 
 
A CPI da Pandemia já tem uma lista de 30 investigados.
 
O vice-presidente da CPI e autor do requerimento de convocação de Marconny ressalta que a comissão busca investigar a possível existência de um mercado interno no Ministério da Saúde que busca facilitar compras públicas e beneficiar empresas, assim como o poder de influência da empresa Precisa Medicamentos antes da negociação da vacina indiana Covaxin.

Em mensagens trocadas com Marconny obtidas pela comissão, o ex-secretário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Ricardo Santana, menciona que conheceu o suposto lobista da Precisa na casa de Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 




 
Leia: CPI da COVID aprova convocação de ex-mulher de Bolsonaro 
 
Os parlamentares também apontam que os dois teriam conversado sobre processo de contratação de 12 milhões de testes de COVID-19 entre o Ministério da Saúde e a Precisa. Uma das mensagens trocadas aponta que “um senador” poderia ajudar a “desatar o nó” do processo.   
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.
 

audima