Jornal Estado de Minas

CPI DA COVID

CPI da COVID: Alessandro Vieira chama Jair Renan de 'presidente caçula'

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES) cometeu, durante a reunião desta quarta-feira (15/09) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, no Senado Federal, um ato falho ao citar Jair Renan Bolsonaro. O jovem, de 23 anos, é o filho mais novo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).





"O senhor (Marconny Faria) tem, então, vínculo de amizade suficiente com o presidente caçula, o filho do presidente, com a ligação dele eu confundi, o filho caçula do presidente, para fazer sua festa de aniversário em plena pandemia no Mané Garrincha?", disse Vieira.

Vieira questionava o fato de Jair Renan ter cedido um camarote a Marconny Faria, apontado como lobista da Precisa Medicamentos, para realização de uma festa de aniversário em dezembro de 2021. Faria depõe nesta quarta na condição de testemunha.
 
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.



Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.
 

audima