Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Bolsonaro: atividade essencial é chefe de família levar o pão para casa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais nesta quinta-feira (4/3) para criticar novamente o isolamento social adotado como medida para contenção da COVID-19 no Brasil. 





De acordo com o presidente, "atividade essencial é toda aquela necessária para um chefe de família levar o pão para dentro de casa”.
 
 

O presidente visitou nesta quinta-feira as cidades de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e São Simão, no Sudoeste de Goiás.

Durante visita a Uberaba, Bolsonaro criticou quem cobra por vacinas contra o novo coronavírus. “Tem idiota que a gente vê nas redes sociais, na imprensa, dizendo: 'Vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe. Não tem para vender no mundo”, disse. 
 
Leia também: Bolsonaro sobre compra de vacinas: 'Só se for na casa da tua mãe' 

Já em São Simão, ele afirmou que produtores rurais não se “acovardaram” por não terem ficado em casa durante a pandemia. Também chamou de “frescura e mimimi” o agravamento da doença no país.





“Nós temos de enfrentar os nossos problemas. Chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos de enfrentar os problemas”, afirmou o presidente. 
 
Leia também: Bolsonaro: ''Chega de frescura, de mimimi, vão ficar chorando até quando?'' 

Negacionismo

Essa não é a primeira vez que o presidente tem falas negacionistas. Ele já negou a pandemia de COVID-19 e chamou o vírus de "gripezinha". 

Bolsonaro também recomendou remédios e tratamentos sem comprovação científica e se negou a ser vacinado. 
 
Nessa quarta-feira (3/3), o país completou o quinto recorde seguido de mortes pela COVID-19 em 24 horas. Foram registrados 1.910 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde, somando 259.271 mortes no total. Enquanto o número de casos se aproxima dos 11 milhões (10.718.630).
 
Leia também:
 Bolsonaro: brasileiros são vistos lá fora como 'seres pré-históricos'
  
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  

audima