Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Bolsonaro sobre spray nasal contra COVID-19: 'Milagroso'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou, nesta quarta-feira (03/03), que uma equipe de 10 integrantes do governo, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, vai até Israel no próximo sábado (06/03) para conhecer o spray nasal EXO-CD24.





“Nossa equipe vai decolar no sábado à noite para Israel. Todas as tentativas foram feitas, acordos e memorandos e agora vai até os hospitais e laboratórios. Por nossa intenção, está tudo acertado para isso”, disse o presidente para apoiadores.
 
Segundo Bolsonaro, mesmo com a intenção, não é possível garantir 100% a compra do medicamento.

Nas últimas semanas, o mandatário tem dito que enviará à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de liberação emergencial do spray nasal. Ele deseja que a fase 3 experimental do medicamento já aconteça nas próximas semanas.
 
Leia também: Bolsonaro sobre spray nasal: 'Anvisa tem tudo para dar o sinal verde' 

“Como é para ser usado em quem está hospitalizado, quem está em UTI, eu acho que não tem problema nenhum usar esse spray no nariz do cara. O que é esse spray? Não sei, mas o que acontece: esse produto, há 10 anos, estava sendo investigado, estava sendo estudado para outro tipo de vírus”, explica.
 
Ao comentar o resultado de testes preliminares do medicamento, Bolsonaro disse que “parece que é um produto milagroso”.  
 
Leia também: Bolsonaro sobre spray: 'Hospitalizado, até intubado, não tem o que perder' 

De acordo com ele, o spray, que carece de estudos aprofundados, também não apresenta efeito colateral.





audima