Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2020

'Minha história é meu principal testemunho', diz Marília Campos ao votar em Contagem

O movimento foi grande na Escola Estadual Helena Guerra, no Eldorado, em Contagem, na manhã deste domingo (29/11). Isso porque Marília Campos (PT), candidata que disputa o segundo turno à prefeitura da cidade, votou no local, recebida sob aplausos e cumprimentos de apoiadores. Ela se diz confiante em “fazer Contagem ser feliz de novo”.





“Uma campanha que a gente espalhou esperança, que tirou as pessoas da indiferença, da apatia”, afirmou. “É uma cidade que me recebeu de braços abertos, então estou feliz e confiante de que conquistaremos a maior parte da população”.

Marília comentou sobre a acirrada disputa com o oponente Felipe Saliba (DEM) e acusou o adversário de espalhar mentiras sobre ela.

“Tivemos que lutar judicialmente, por exemplo, por um carro de som que dizia apoio do atual prefeito à minha candidatura, o que é uma mentira, e usaram nosso CNPJ de campanha pra divulgar esse apoio”, apontou a candidata. “Tenho certeza e convicção que minha história é o meu principal testemunho e certamente a cidade vai discernir o que é a mentira e o que é a verdade”.





As pesquisas apontam para um segundo turno disputado na maior cidade da Grande BH: de acordo com o levantamento do Instituto Soberano, a petista está com 52,3% dos votos válidos, ante 47,7% do democrata. Considerando a margem de erro de 3,98 pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente.
 
Marília Campos (PT) foi prefeita de Contagem entre 2005 e 2012 e atualmente é deputada estadual em segundo mandato (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 

Bandeiras e apoios


A isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um dos pontos sensíveis da campanha do terceiro maior colégio eleitoral de Minas. O tributo foi retomado no mandato de Alex de Freitas (sem partido, 2017-2020) e agora é ponto de disputa no atual pleito. Marília pretende reduzir o valor pago pelos moradores da cidade.

“Meu compromisso é de reduzir o valor do IPTU, fazer um estudo de todas as políticas de isenção e reduzir o valor do imposto residencial, comercial, que estão abusivos, e das taxas de anúncio”, esclarece.





Campos foi prefeita de Contagem entre 2005 e 2012 e atualmente é deputada estadual em segundo mandato. A petista não gosta de dizer em abandonar a Assembleia Legislativa, mas que recebeu um “chamado da cidade”. “A cidade pediu a minha volta. Estou sendo fiel ao desejo e à expectativa das pessoas que confiaram em mim”, disse. Ela ainda garante que seguirá em articulação com os parlamentares da casa.

Marília é a candidata da coligação “Contagem Feliz de Novo”, formada por PT, MDB, PSB e PCdoB e costurou apoios relevantes para o pleito deste ano. Desde o primeiro turno está ao lado do MDB de Newton Cardoso e Newton Cardoso Jr, figuras conhecidas da política local. No segundo, está com o Republicanos de Doutor Wellington, terceiro colocado no primeiro e candidato do atual prefeito Alex de Freitas, e com o PDT de Ivayr Soalheiro, quarto lugar da disputa do último 15 de novembro.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais 
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.





Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.



Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.


Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.