Jornal Estado de Minas

''A COBRA FUMOU''

Em dia de protestos, Bolsonaro diz que Exército derrotou nazismo e fascismo

 

Protestos contra o fascismo e o racismo e a favor da democracia marcam o domingo no Brasil. Na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, o grupo Antifa BH organiza um protesto no Centro da cidade. Diante desse contexto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para afirmar que as Forças Armadas foram responsáveis por derrotar “o nazismo e o fascismo” durante a Segunda Guerra Mundial.



 

“25 mil brasileiros foram à 2ª Guerra e garantiram a nossa Liberdade e Democracia. Na Itália, para surpresa de outros exércitos, viram a nossa tropa composta de negros, brancos e mestiços vivendo de forma harmônica e integrada. A cobra fumou e derrotamos o nazismo e o fascismo”, disse o presidente por volta das 9h deste domingo (7).

 

 

 

Abaixo do texto, o presidente colocou uma foto em alusão ao ditado "A cobra vai fumar", criado pela Força Expedicionária Brasileira no início do conflito mundial.

 

O símbolo servia para criticar uma frase comum à época: "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra".