Jornal Estado de Minas

REDES SOCIAIS

Carnaval sem perrengue: dicas de segurança viralizam nas redes sociais

O Carnaval chegou, e junto com ele, diversas dicas para aproveitar a folia sem danos. No Twitter, por exemplo, uma sequência de cuidados viralizou depois que um usuário compartilhou algumas ações para se precaver de furtos.





No post, o internauta se define como uma pessoa “megaparanóica com assalto” e, por isso, resolveu levar dicas úteis para quem vai curtir a folia no meio do povo. As informações ultrapassaram as 100 mil curtidas e renderam muitos elogios.

Uma das dicas da thread que viralizou diz respeito a uma ferramenta bem conhecida, o ‘tempo de uso’. Com ela, é possível limitar o tempo de uso diário de um aplicativo, sendo que, ao ultrapassar o máximo configurado, o aparelho pede uma senha para o acesso. Nesse caso, o recurso pode ser utilizado em aplicativos de banco, por exemplo, para evitar que outra pessoa faça transações em sua conta.


Outra sugestão é reduzir o limite de compras do cartão, além de riscar os códigos de segurança, impedindo qualquer movimentação online. Para não correr o risco de esquecer os dados quando precisar, a solução é deixar tudo anotado em casa. 

Para se livrar de golpes e clonagem de WhatsApp, a dica compartilhada pelo internauta é ativar o PIN do chip e mudar a senha dele. O PIN é um número de identificação pessoal que, quando ativado, protege o chip de usos indevidos. Assim, mesmo se ele for retirado do seu celular, não poderá ser conectado em outro aparelho sem a senha. 

Confira todas as dicas: