Jornal Estado de Minas

Pandemia

Planalto homenageia pais que 'não têm medo de ir à luta'


Um dia depois de o Brasil ultrapassar a marca de 100 mil mortos pela COVID-19, o governo brasileiro prestou homenagem ao Dia dos Pais elogiando quem sai de casa para conseguir o "pão de cada dia". Pelo Twitter, o Planalto do Planalto afirmou que o governo deseja um feliz Dia dos Pais aos milhões de chefes de família "que não têm medo de ir à luta para batalhar pelo pão de cada dia". Acrescentou ainda que "ao primeiro modelo de valores de todos, a nossa eterna gratidão."



A publicação foi acompanhada de uma foto de São José com o Menino Jesus, em pintura barroca do italiano Guido Reni (1575 - 1642). Apesar de o Planalto ter lamentado o fato de o Brasil ter ultrapassado 100 mil mortes pela COVID-19, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o assunto.



De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o mundo acumulava 723.693 mortes até esse sábado (8/8). Com pouco mais de 100 mil vidas perdidas, o número de mortos no Brasil representa uma fatia de 13,8% dos óbitos ocorridos desde o início da doença em todo planeta.

O país, que tem menos de 2,5% da população mundial, é o segundo com mais casos e mais mortes de COVID-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos, que somam com 162 mil óbitos, de acordo com a Johns Hopkins.



O terceiro país mais afetado é o México, com 51 mil mortes em decorrência do novo coronavírus. Os três juntos são responsáveis por quase metade de todas as mortes registradas no planeta.