Jornal Estado de Minas

DIAGNÓSTICO

Governador de Santa Catarina testa positivo para o novo coronavírus

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), está com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). A informação, que foi confirmada pelo governo do estado na manhã desta quarta-feira (1º), já havia sido adiantada pelo chefe do Executivo estadual em uma rede social.



No Twitter, o governador disse que gostaria de estar presente nas ruas para apoiar as ações das equipes do governo, depois dos estragos causados pelo ciclone que atingiu o estado na tarde dessa terça-feira (30). Mas deve permanecer em isolamento social por ter apresentado sintomas da COVID-19.

Ainda na publicação, o governador confirmou ter feito o exame à tarde, mas só recebeu o resultado à noite. Ele afirmou que está contaminado e disse que fará novos exames de contraprova. 



Com o diagnóstico positivo, Moisés foi o oitavo governador a contrair a doença no país. O exame foi feito depois que ele apresentou sintomas de gripe, como tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre baixa.



Furo na quarentena


Em 8 de junho, o governador Carlos Moisés foi flagrado sem máscara em uma festa junina do Fazzenda Park Hotel, em Gaspar, município que fica a 129 quilômetros da capital Florianópolis. Nas imagens, o chefe do executivo estadual é visto conversando com outra pessoa em um ambiente com aglomeração.
 

 
 
Segundo o decreto estadual, shows, festas e apresentações estão proibidos em todo o território catarinense até 5 de julho devido à pandemia do coronavírus. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde não permite que os hotéis permaneçam com as áreas sociais e de convivência abertas. 


COVID-19 em Santa Catarina


Até a tarde desta quarta-feira (1º), Santa Catarina registrou 26.354 casos confirmados da COVID-19, além de 341 mortes causadas pela doença. Do total de infectados 20.505 pacientes já se recuperaram. 

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de letalidade no estado é de 1,29%. Já o índice de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) está em 65%, com 248 pessoas internadas neste momento. 
 
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz