Circula pelas redes sociais um vídeo em que um traficante do complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, faz disparos com um fuzil .50, de uso exclusivo das Forças Armadas. As imagens teriam sido gravadas durante a noite de réveillon. De acordo com a Polícia Civil do Rio, o armamento de guerra é capaz de derrubar um avião. Também durante as celebrações de ano novo, uma jornalista de 37 anos foi atingida por um tiro de fuzil no pé, na Zona Sul da capital carioca. Já em São Paulo, um menino de cinco anos morreu depois de ser atingido na cabeça por uma bala perdida no último dia de 2017.
Na gravação de 30 segundos, o traficante faz uso de um protetor auricular e afirma que os disparos são em homenagem ao ex-comandante do tráfico de drogas da Rocinha, "Rogerinho 157", preso em dezembro.
Em entrevista ao Portal "G1", o delegado André Leiras, da Delegacia de Armas e Explosivos do Rio de Janeiro, afirmou se tratar de um armamento de uso restrito das Forças Armadas do país. "Podemos afirmar que é um fuzil .50, uma arma pouco usual na mão de traficantes. O fuzil .50 tem energia e alcance suficiente pra causar um grande estrago em aeronaves, podendo até, eventualmente, vir a derrubá-las", explicou.
.