Jornal Estado de Minas

FOGO NA SERRA

Bombeiros combatem incêndio na Serra do Gandarela, na Grande BH


Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) estão mobilizadas para combater os focos de incêndio na Serra do Gandarela, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocorrido na manhã desta terça-feira (8/8).





Segundo as informações preliminares vindas dos militares, o incêndio ocorre em três pontos principais com vários focos menores que estão dispersos. As duas frentes se encontram nas proximidades da área do Mirante do Gandarela, em Rio Acima, da região da Fazenda Maquiné a cerca de 40km de Belo Horizonte.

Até a ultima atualização, cerca de 30 combatentes estão em ação para apagar o incêndio. Além dos militares do CBMMG, há também militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD). A aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) também está contribuindo para o rescaldo do fogo.
O combate ao incêndio também conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com veículos para contribuir no transporte das equipes e de materiais e também há o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que sobrevoa a região para reconhecimento da situação e no combate às chamas.

Os militares ressaltaram que, até o momento, não é possível informar alguma estimativa parcial do impacto causado na área atingida.
 

Rescaldo 

 
Por volta das 19h os militares que atuavam no rescaldo dos três focos de incêndio deixaram o local. Conforme a corporação, as chamas que estavam mais altas foram extintas, ficando apenas um foco. No entanto, devido as caracteríticas da vegetação - mais úmida, a previsão é que o fogo se apague naturalmente durante a madrugada. 
 
"Ficou acordado com a gerência da Unidade de Conservação que, caso haja necessidade de novo apoio, após avaliação da situação pela brigada orgânica logo no início da manhã, estaremos à disposição com empenho operacional imediato", informou a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros.