Jornal Estado de Minas

SEM TELESCÓPIO POR ENQUANTO

Serra da Piedade: telescópio está pronto, mas não voltou ainda

Mesmo depois de pronto, o telescópio do Observatório Astronômico da Serra da Piedade ainda não voltou para Caeté, na Grande BH. 

A estrutura é mantida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que levou o equipamento para manutenção dos espelhos e da luneta em abril de 2022. Por isso, o observatório segue fechado temporariamente.





A instituição de educação informou que o telescópio já recebeu os devidos reparos, mas que estão esperando reformas e reparos necessários na estrutura, para voltar com o equipamento. 

Nota da UFMG

“A manutenção do telescópio principal do Observatório Astronômico Frei Rosário já foi realizada pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). 

O equipamento continua nas dependências do LNA até que o Observatório passe por uma reforma antes de recebê-lo. Como se trata de um equipamento delicado, uma volta prematura poderia ocasionar danos em sua lente. 





Uma comissão foi criada pela  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para analisar questões estruturais do observatório e planejar e acompanhar reformas e pequenos reparos que precisam acontecer para que o equipamento seja reaberto ao público”, diz a universidade em nota.

História

Inaugurado em 9 de novembro de 1972, o Observatório Astronômico Frei Rosário está localizado na Serra da Piedade. Na trilha para o local, os visitantes têm uma bela vista, onde conseguem ver algumas cidades da região.
 
Além da paisagem, a promessa é que através do telescópio, curiosos e apaixonados pela astronomia podem conhecer um pouco mais do céu, as estrelas e ver mais de perto os planetas como Saturno e seus aneis, Marte e a Lua, de uma maneira nunca antes vista.