Jornal Estado de Minas

CARNAVAL

Confira quais são os 10 maiores blocos de carnaval de BH

O carnaval de BH se consagrou como um dos maiores do país em 2023. Com 375 blocos de rua e desfiles de escolas de samba e blocos caricatos, houve cinco dias de festa, e alguns cortejos se destacaram pela popularidade entre os foliões. Por isso, o Estado de Minas selecionou os dez maiores blocos da cidade, por ordem alfabética, com base em estimativas dos próprios grupos, já que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não divulga os dados de público por bloco. 




Confira:

  • Baianas Ozadas
Criado em 2012, o bloco tem a função de trazer para a capital mineira um pouquinho do carnaval e da cultura baiana. O bloco Baianas Ozadas sai nas segundas-feiras de carnaval na avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, e segue para a Praça da Estação. 
 
  • Baianeiros
O bloco estreou nas ruas do bairro Castelo, em 2015, e, em 2019, desfilou pela primeira vez em um dos principais bairros da capital, a Savassi. Desde então, acontecem dois desfiles, com um repertório que consiste em uma mistura de sucessos baianos, releituras do sertanejo universitário e do pop. Os desfiles acontecem aos sábados e às terças.
 
  • Beiço do Wando
O Beiço do Wando foi criado em outubro de 2015 por amigos apaixonados por carnaval. Na época, o axé era o estilo musical mais tocado nos blocos, e eles decidiram que o estilo escolhido seria o brega, pois não tinha bloco que tocasse esse ritmo em BH. O bloco sai aos domingos de carnaval, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH. 




 
  • Bloco da Calixto
O Bloco da Calixto estreou em 2014, sendo um dos primeiros a participar da "volta" do carnaval de BH. Os desfiles temáticos são a marca registrada desse bloco que todo ano traz um assunto diferente, e sobre ele são desenvolvidos o repertório e os figurinos que vão compor a festa. O bloco não possui bateria, mas conta com a banda de Aline Calixto, e é ideal para quem deseja curtir um pouquinho de tudo. Ele sai aos sábados de carnaval na Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, Região Centro-Sul de BH.

  • Então, Brilha!
Fundado em 2010, o bloco surgiu depois de uma viagem entre amigos para o carnaval do Rio de Janeiro, que, voltando de lá, resolveram se juntar para passar o próximo ano desfilando pelas ruas da capital mineira. Inspirados no poema de Vladimir Maiakovski que diz "gente é pra brilhar, então brilha!" e na música "Gente", de Caetano Veloso, o bloco defende as lutas contra machismo, assédio, LGBTfobia, racismo e injustiça social. Vestidos de amarelo e rosa e com muito brilho, o Então, Brilha! desfila aos sábados de carnaval, às 6h na Avenida dos Andradas, no Centro da cidade. 
 
  • Funk You
O Funk You se apresentou no carnaval de BH pela primeira vez em 2017. Com muito funk, como o próprio nome diz, o bloco é aclamado pelo público jovem e, desde 2019, desfila com a Ala do Passinho, que conta com dançarinos de todas as idades. O cortejo sai na terça-feira de carnaval. 




 
  • Garotas Solteiras 
O Garotas Solteiras saiu pela primeira vez em 2016, na segunda-feira de carnaval, que se tornou o dia oficial do desfile. Inspirado na diva pop Beyoncé, um grupo de amigos deu o nome do bloco a partir da tradução livre de um dos hit mais icônicos da diva, o "Single Ladies (Put A Ring On It)". O bloco apoia as causas feministas e LGBTQIA+, por isso são marcados pelo respeito, liberdade e representação. 
 
  • Havayanas Usadas
O bloco foi criado em 2016 e agita as manhãs de segunda-feira de carnaval com axé dos anos 80 e 90. Neste ano, o cortejo saiu na Avenida dos Andradas, no Centro de BH. A banda do bloco conta com dez integrantes e montou um novo show que homenageia ritmos, tambores, batuques e a cultura carnavalesca.
 
  • Juventude Bronzeada
O grupo foi para as ruas em 2014, quando se juntaram para celebrar a música baiana e o axé dos anos 80 e 90.  Ele foi criado com o mesmo nome, que reverencia a canção de 1975 "Juventude transviada", de Luiz Melodia. Ele percorre a Avenida Assis Chateaubriand, no Floresta, na terça-feira de carnaval.
 
  • Quando Come se Lambuza
O bloco Quando Come se Lambuza surgiu em uma festa de aniversário. Desde 2017, o grupo desfila no sábado de carnaval e faz um grande sucesso com atrações para todos os estilos. Muito tietado por famosos, em 2023 o cortejo saiu na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH.