Quem navega nas redes sociais, com certeza já se deparou com pedidos de ajuda relacionados a animais perdidos. Para auxiliar nas buscas, desenvolvedores de Belo Horizonte lançaram neste mês a plataforma “I Love You, Pet’ (ILY), uma rede de comunicação que pretende unir os bichinhos e seus tutores à comunidade em uma iniciativa totalmente gratuita.
Leia Mais
Museu de Ciências Naturais tem eventos de férias até o fim de janeiroFoto de cabritos em cima de telhado viraliza; bombeiros resgatam animaisHospital Veterinário 24 horas será inaugurado na PampulhaSão Sebastião do Paraíso inaugura Hospital de QueimadosMulher esfaqueia suposta amante do marido por foto de pijama em motoJá os protetores, ao criar um perfil, cadastram o CEP da região em que moram ou trabalham para serem notificados quando um pet estiver perdido nas proximidades. Para facilitar o encontro, o protetor recebe uma descrição do animal e os dados de contato do tutor.
O perfil dos tutores e protetores é validado por número de WhatsApp, uma maneira, segundo o idealizador do projeto, Tiago Braga, de evitar fraudes e perfis falsos que podem sacanear o projeto. Os alertas de pets perdidos também são enviados pelo aplicativo de mensagens. O ILY reforça que nenhum dado pessoal é compartilhado entre os cadastrados
Tiago ainda destaca a importância pontual do projeto para as pessoas e para as cidades. “Vira e mexe a gente encontra nas redes sociais uns 5 a 10 pets perdidos por dia. No decorrer do tempo isso vira problema municipal, de animais em situação de rua. Então vamos ajudar o pet a encontrar a sua família o mais rápido possivel”, comentou.
Integração com ONGs
A plataforma também vai contar com perfis para ONGs, sendo um espaço que serve como “vitrine” para a adoção de animais. Dentro do ILY a organização pode criar um perfil e cadastrar todos os pets disponíveis, uma vez que eles forem adotados, o perfil é transferido para o novo tutor que vai receber todo o histórico do bichinho.
Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), 4 milhões de animais em situação de rua recebem assistência de ONGs ou protetores privados. Tiago observa que a comunicação dessas organizações é muito descentralizada, com informações sobre adoção e ajuda de custo em diversas redes sociais, geralmente sem um site.
“O ILY vai ser essa plataforma gratuita para as ONGs, onde ela pode divulgar seu perfil, prestar contas e ter os pets listados para adoção. Uma vez que alguém queira adotar um pet, ela já tem um vínculo e sabe quem é aquela pessoa”, explicou Tiago Braga.
Manutenção da plataforma
A “I Love You, Pet” é uma iniciativa desenvolvida pela desenvolvedora mineira de sites e aplicativos, Physis, empresa em que Tiago é sócio. O projeto era um desejo antigo do idealizador, que também é tutor de dois pugs, o Boris, de oito anos, e a Margot, de seis.
“Eu tenho pet e acompanho esse mundo, então era uma necessidade de ajudar a galera que tem o pet perdido. No final de 2022 eu comecei a desenvolver e hoje conto com a ajuda da minha empresa, com o tempo e a expertise”, completou Tiago.
Atualmente, a plataforma é mantida com recursos próprios e doações. Para se cadastrar, basta acessar o site ily.pet e seguir os passos indicados. Quem tem interesse em apoiar o projeto e conhecer mais, pode entrar em contato através do e-mail contato@ily.pet ou no instagram @ily.pet
*Estagiário sob supervisão de