Jornal Estado de Minas

DANOS ESTRUTURAIS

Prédio desaba parcialmente em Contagem, na Grande BH

Um prédio localizado na Rua Ingá, 205, no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desabou parcialmente no início da tarde deste domingo (8/1). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não há informação se houve vítimas. 





A queda de parte da estrutura do imóvel acabou atingindo a rede elétrica e a garagem de um edifício vizinho. O local está interditado.

Informações da Defesa Civil de Contagem dão conta que as armações do imóvel estavam expostas e oxidadas, o que teria causado a quebra de alguns blocos estruturais. Até o momento não há confirmação sobre quem seria o proprietário do local ou se famílias estavam morando lá. 
“Houve o colapso da parte de fundos do imóvel, na segunda construção. O primeiro apresenta estrutura pouco fragilizada e aparentemente sem risco de colapso iminente. Imóvel residencial, com três construções no lote, a primeira com 3 andares, a segunda e terceira com 1 andar, a segunda colapsou”, informou o órgão.

Nota da Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem informa que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão no local do desabamento da casa, na rua Ingás, N°235, no bairro Eldorado, ao lado de um prédio residencial.  Até o momento sem vítimas.
O desabamento ocorreu na manhã de hoje, aproximadamente às 11h. A Defesa Civil chegou ao local as 11h30.

O colapso de algumas partes da estruturas atingiram a rede de alta tensão e parte de estruturas vizinhas. CEMIG e Defesa Civil foram acionadas para apoiar no chamado. A casa, de três andares,  com estrutura bastante saturada e com algumas armações expostas e um pouco oxidadas, resultou na ruptura da estrutura em blocos.  Houve o colapso da parte de fundos do imóvel, na segunda  construção, o primeiro apresenta estrutura pouco fragilizada e aparentemente sem risco de colapso eminente. Imóvel residencial, com três construções no lote, a primeira com 3 andares, a segunda e terceira com 1 andar, a segunda colapsou.

De acordo com o laudo preliminar do Engenheiro Civil da equipe da Defesa Civil, o prédio vizinho ao imóvel que desabou está com a garagem interditada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.  Também há vários pontos de infiltração.