Jornal Estado de Minas

SEGURANÇA

Disque Denúncia completa 15 anos com mais de 263 mil criminosos presos


O sistema de Disque Denúncia Unificado (DDU) 181, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), completa 15 anos nesta quinta-feira (10/11). Durante esse tempo, foram mais de 9,8 milhões de chamadas de cidadãos que passaram informações sobre crimes de forma anônima.





O serviço gerou mais de 1 milhão de denúncias que foram apuradas pela Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG) e Corpo de Bombeiros (CBMMG), sendo responsáveis pela prisão de mais de 263 mil criminosos e a apreensão de mais de R$ 40 milhões do tráfico de drogas e jogos de azar.

O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, destaca a importância que é o cidadão ter conhecimento da ferramenta, utilizá-la e confiar nela. “O 181 é um serviço que pertence ao povo mineiro. É por meio dele que as pessoas podem contribuir para a sua segurança, de seus familiares e da sua comunidade”, ressalta.

As denúncias têm contribuído para operações importantes no estado, por exemplo, na apreensão de 1,5 tonelada de maconha em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em 24 de outubro, o que representou um prejuízo de cerca de R$ 7 milhões ao crime organizado. A partir do serviço, também, foram retiradas 29 mil armas da rua.




Principais denúncias

Mais de 59% das denúncias recebidas são relacionadas ao tráfico de drogas. Em segundo lugar, aparecem as denúncias sobre atividades do Corpo de Bombeiros, como demandas de vistorias e fiscalizações de locais privados e/ou públicos, por exemplo.

Denúncias relacionadas a homicídios, maus-tratos a animais, comércio ilegal, posse irregular de arma de fogo, pessoas foragidas e procuradas, receptação e desmanche de carros, também compõem a lista dos principais motivos das ligações.
Belo Horizonte lidera as chamadas do serviço, com 24% das ligações, seguida por Juiz de Fora, Contagem, Uberlândia e Betim.




O serviço

O Disque Denúncia Unificado 181 é um serviço gratuito para a população. O canal está disponível, 24 horas por dia, para os 853 municípios de Minas Gerais. As informações passadas aos atendentes são encaminhadas para analistas das polícias Civil, Militar e ao Corpo de Bombeiros.

Segundo a Sejusp, o 181 não oferece resposta imediata, já que existe um prazo de 90 dias para apurar e responder à denúncia apresentada. Em casos de flagrantes e urgência, o cidadão deve entrar em contato com as corporações: PMMG (190), PCMG (197) e CBMMG (193).

*Estagiário sob supervisão