Jornal Estado de Minas

TRANSPORTE

Assinada nesta sexta (19/8), concessão da BR-116 prevê melhorias

A concessão de trechos da BR-116, BR-465 e BR-493, que ligam Minas Gerais ao Rio de Janeiro, foi assinada nesta sexta-feira (19/8) entre a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e a empresa EcoRioMinas. São 726,9 quilômetros, que receberão obras orçadas em R$ 11 bilhões para melhoria da infraestrutura dos trechos.





O início da operação dos trechos pela empresa ligada à EcoRodovias está previsto para o dia 22 de setembro. A concessionária vai, de imediato, implementar melhorias emergenciais, como reparos de pavimentação, sinalização e iluminação.

Leia: Empresa paulista ganha concessão de rodovia que liga Rio a Valadares

A empresa também assume as praças de cobrança de pedágio já existentes, no Rio de Janeiro. A partir de setembro de 2023, novas praças serão instaladas. Serão 11 pedágios ao longo do Sistema Rio-Governador Valadares.

O contrato prevê, entre outras obras, a construção de 303 quilômetros de duplicações, 255 quilômetros de faixas adicionais e 85,5 quilômetros de vias marginais. Elas devem ocorrer entre o segundo e quinto ano de concessão. A EcoRioMinas afirmou que grandes obras começarão a ser entregues a partir de 2026.

O evento de assinatura ocorreu em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, com presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho.