Jornal Estado de Minas

SEM ENERGIA

Moradores driblam falta de energia devido a incêndio na estação na Zona Sul

 A explosão na subestação de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) deixou os moradores de oito bairros da Região Centro-Sul sem energia elétrica por um longo período. O incêndio começou por volta das 10h50, mas, no início da tarde desta segunda-feira (08/08) o fornecimento ainda não havia sido normalizado.





 

Diante da previsão de demora, muitos moradores buscam alternativas para realizar as atividades domésticas. A falta de energia também traz problemas para quem é profissional liberal, além de estabelecimentos comerciais.

 

Leia mais: Incêndio em subestação da Cemig deixa bairros de BH sem luz; veja vídeo

 

A enfermeira com pós-graduação em estética Jaqueline Grasiela de Souza, de 40 anos, teve que remarcar o atendimento. Ela mora no Bairro Santo Antônio, um dos oito bairros que ficaram sem energia. "Tive que reagendar quatro clientes que atenderia", afirma.

 

Para a realização do trabalho, ela precisa usar o aparelho dermógrafo. Outro transtorno afetou o filho Luiz, que assiste aulas no formato remoto. "Ele está mo curso preparatório para o Exército e não pode  assistir às aulas  devido à falta de energia", afirmou.  Além da falta de energia, Jaqueline se queixa da dificuldade de acessar os canais da Cemig para saber quando o serviço será normalizado. 





 

Cristiana Chagas teme que demore a retomada no fornecimento de energia (foto: Arquivo pessoal)
Moradora do Bairro Santo Antônio, a estudante de direito Cristiana Caldas Martins Chagas Tarabal, de 52 anos, buscou alternativas para a falta de energia. Ela está se preparando para um concurso público e para não perder um dia de estudos, ela foi para a casa da irmã em um bairro vizinho que não foi afetado pelo acidente na subestação.

 

"Vou para casa da minha irmã.  Minha mãe de 87 anos foi para a casa do meu irmão no Bairro Buritis", afirmou. A preocupação de Cristiana é a demora no restabelecimento do fornecimento. "A informação é que deve demorar dois dias para normalizar", disse.

 

A falta de fornecimento de energia por cerca de seis horas afetou o funcionamento do restaurante Amarelim Prudente, na Avenida Prudente de Morais.  "O movimento para o almoço foi bem pequeno", afirmou a auxiliar administrativo Luciana Ribeiro. "O movimento caiu pela metade. Também não foi possível fazer as entregas dos pedidos por aplicativo. Perdemos muita venda", afirmou.  O fornecimento de energia foi suspenso às 10h50 e retomado às 16h.





 

O incêndio na subestação da Cemig

O incêndio atingiu à subestação da Cemig no Bairro São Pedro, na Região Centro-Sul. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Fabrício Dalfior, as chamas começaram na sala de controle da subestação. 

 

Os bairros Sion, Santa Lúcia, São Pedro, Santo Antônio, Luxemburgo, Mangabeiras, Cruzeiro e Belvedere foram afetados. 

 

Em nota,  a Cemig informou que estabeleceu o fornecimento de energia para mais de 99% dos clientes  afetados após incêndio ocorrido nesta segunda-feira (8/8) na Subestação Sion. A ocorrência teve início às 10h48 e afetou bairros da região Centro-Sul da capital. "A companhia realiza manobras e transferências de carga para restabelecer a energia de todos os clientes o quanto antes."

 

Na tarde de ontem, a Cemig mobilizou centenas de profissionais para o reestabelecimento da energia, o que ocorreu na tarde. A ação rápida do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais evitou que os danos fossem maiores. ainda estavam no local do incêndio.  A empresa ainda informou que as causas da ocorrência estão sendo apuradas, e que não houve feridos no incêndio.





 

Confira a nota da Cemig na íntegra

 

A Cemig informa que, às 16h42 desta segunda-feira (8/8), foi concluído o restabelecimento do fornecimento de energia para todos os clientes de Belo Horizonte que foram afetados em razão de incêndio ocorrido na Subestação Sion.

A Cemig mobilizou centenas de profissionais para que fosse possível o restabelecimento de energia no menor tempo possível.

O incêndio foi contido através da rápida atuação de equipes do Corpo de Bombeiros. As causas da ocorrência estão sendo apuradas. Não houve feridos no incêndio.