Jornal Estado de Minas

SAÚDE

BH abre mais três centros pediátricos para atendimento nos fins de semana

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) criou mais três Centros de Saúde de Apoio ao Atendimento Pediátrico (CSAAP). Aos sábados, domingos e feriados, as uniade de saúde dos bairros Aarão Reis (região Norte), Barreiro e Madre Gertrudes (Oeste) também vão atender crianças, das 7h às 19h.





A medida foi publicada nesta terça-feira (21/6) no Diário Oficial do Município (DOM). No último dia 10, a administração municipal já tinha divulgado a portaria, criando centros de apoio nas regionais Leste, Centro-Sul, Pampulha, Venda Nova e Nordeste. Ao todo, são oito unidades prestando o serviço.

O aumento dos casos de doenças respiratórias, sobretudo no público infantil, levou à criação dos CSAAPs na cidade. Em função da alta demanda, pais têm peregrinado por unidades de saúde na capital mineira em busca de atendimento para os filhos. Em muitos casos, eles esperam muitas horas pela assistência e não são poucas as famílias que desistem de aguardar pelo médico.

Os Centros de Saúde de Apoio ao Atendimento Pediátrico funcionarão temporariamente por até três meses, mas o período poderá ser prorrogado em virtude de cenário epidemiológico.

Hospital Infantil João Paulo II

Na última quinta-feira (16/6), dez médicos pediatras foram nomeados para o Hospital Infantil João Paulo II, gerenciado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade, localizada no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, também vem registrando aumento do número de pacientes.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais