Jornal Estado de Minas

PREVISÃO

Calorão acima de 30º C deve continuar até o fim de semana em BH

O calor deve continuar pelos próximos dias em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (20/1), BH registrou 32,1°C na estação meteorológica da Pampulha, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "As temperaturas devem ficar estáveis, não há perceptiva de subir mais", disse o meteorologista Claudemir de Azevedo. 



Apesar do calorão desta quinta, ainda não desta vez que o recorde do ano foi batido. A temperatura mais alta de janeiro é 32,8°C, observada na última sexta (14/1). Antes dessa onda de calor, o clima chuvoso predominou. Para se ter uma ideia, no dia 8, a temperatura mais alta não passou de 21,4°C, marca considerada baixa para o verão.

Hoje, na Barragem Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, crianças se brincavam e refrescavam - mesmo com o nível da água abaixo do normal. 

Isso porque, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a comporta da barragem Santa Lúcia foi aberta parcialmente entre os dias 30 de dezembro de 2021 e 12 de janeiro de 2022.



"Essa operação é rotineira em períodos de chuvas intensas e tem como objetivo o rebaixamento do nível d'água do reservatório. Uma vez fechada a comporta, a tendência é o nível d'água do reservatório se elevar gradativamente, até seu nível normal", informou. 

Ainda de acordo com o meteorologista, ainda há possibilidade de chuva isolada nesta quinta. "Hoje tem possibilidade em áreas isoladas na região metropolitana, chuvas de pouca duração. No fim de semana, diminui possibilidade", disse.

A Defesa Civil emitiu um alerta nesta tarde para a possibilidade de pancadas de chuva (20 a 30 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até às 8h de sexta-feira (21/1).




 Em Minas


Nesta quinta-feira, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável com ocorrência de pancadas de chuva, localmente fortes, no Sul, Zona da Mata e Oeste mineiro, por causa da intensificação e atuação de áreas de instabilidade atmosféricas associadas ao forte aquecimento e a disponibilidade de umidade.

A maior temperatura do dia foi registrada em itaobim, no Vale do Rio Doce: 34,1ºC. A mínima foi em Maria da Fé 12,4ºC. Para amanhã, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Demais regiões, céu parcialmente nublado.

Também há possibilidade de chuva isolada na Central Mineira, Noroeste e Metropolitana. Os termômetros devem ficar entre 12ºC e 33ºC. 

audima