Jornal Estado de Minas

DOSE DE REFORÇO

Governo de Minas apoia ampliação de vacinação contra COVID-19

Mesmo sem prazo para iniciar a imunização com a terceira dose para todas as pessoas acima de 18 anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta terça-feira (16/11) apoiar todas as iniciativas e processos que visem ampliar a cobertura vacinal contra a COVID-19.





 

Para toda população adulta tomar a terceira dose da vacina, a SES-MG ainda aguarda notificação oficial do Ministério da Saúde. “Assim que o Ministério da Saúde oficializar junto aos estados novas orientações da aplicação da dose de reforço, irá realizar o planejamento conforme recomendações do governo federal”, informou por nota (leia a íntegra abaixo).

 
Nova orientação do Ministério da Saúde 

 
O Ministério da Saúde anunciou hoje, pela manhã, que pretende aplicar a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 para toda população acima de 18 anos no Brasil. "Vamos ampliar a dose de reforço para todos os brasileiros acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose de vacina, seja qual for a vacina, há pelo menos 5 meses", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 
 
LEIA TAMBÉM: Terceira dose contra COVID-19: saiba quando e qual vacina você poderá tomar 
 
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já se posicionou sobre o anúncio do Ministério da Saúde. A gestão municipal informou que está preparada para o início imediato da aplicação da terceira dose da vacina contra a COVID-19, mas, assim como a administração estadual, se esquivou de definir um calendário.





LEIA TAMBÉM: PBH garante que poderia aplicar 3ª dose em todos os adultos imediatamente 

"Para a ampliação da dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos, além do intervalo entre a aplicação das doses, é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues a Belo Horizonte", afirmou, por nota.
 
Nota da SES-MG 

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) e aguarda notificação oficial sobre a imunização com dose de reforço para as pessoas acima de 18 anos. Até o momento o MS não enviou documento com as recomendações.

A SES-MG informa ainda que, assim que o Ministério da Saúde oficializar junto aos estados novas orientações da aplicação da dose de reforço, irá realizar o planejamento conforme recomendações do governo federal.

Por fim, a SES-MG reitera que apoia todas as iniciativas e processos que visem ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19, como forma mais eficaz de controlar a circulação do vírus e combater a doença.”

audima