Jornal Estado de Minas

CHUVA QUE NÃO PARA

Novas tempestades podem atingir 316 cidades de Minas até amanhã (19/10)

Há mais de uma semana, Minas Gerais está em alerta por causa dos temporais e da chuva acumulada. Nesta segunda-feira (18/10), há mais três registros de perigo por causa de tempestades, vendavais e chuva de granizo em várias regiões. Os alertas são emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e são válidos até às 12h desta terça-feira (19/10).  
 
Os alertas ainda são para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (que, desde semana passada, enfrentam situações extremas), Sul, Oeste e Campo das Vertentes. Nessas regiões, chuvas de até 100mm podem ser registradas, com ventos que podem variar entre 60km/h e 100km/h. Há risco consideardo "médio" de queda de granizo, mas uma grande possibilidade de danos materiais, quedas de árvores e alagamentos.




 
A ventania, aliás, provocou a queda de fios de energia de um poste em Uberlândia, no Triângulo. Uma criança de 11 anos levou um choque e foi internada com parada cardiorrespiratória. Por ser menor de idade e não ter o nome divulgado, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dela.
 
O Sul de Minas também está em " perigo", segundo o Inmet, por causa do acumulado de chuva dos últimos dias. Contando as possíveis tempestades das próximas horas, o total pode ultrapassar 100mm, o que pode causar deslizamentos de terra e desmonoramento de morros, muito por causa do solo já molhado. O Sudoeste de Minas, a região Central do Estado, Zona da Mata e Vale do Rio Doce também estão incluídos nesse alerta. 
  
Enquanto várias regiões enfrentam as tempestades,  Bonito de Minas, Matias Cardoso e outros 11 municípios do Norte de Minas estão em alerta por causa do tempo seco e da baixa umidade do ar, que pode chegar a 20%, nível considerado de alerta. Os índices podem trazer riscos à saúde, e a recomendação é de hidratação

Veja quais são as cidades com risco de temporais entre hoje e amanhã





audima