Jornal Estado de Minas

ESTAÇÃO CHUVOSA

Primavera traz chuva para Belo Horizonte no final deste domingo

chuva, que chegou depois de quase 40 dias de estiagem, deve refrescar Belo Horizonte mais uma vez neste domingo (26/09). Depois da chuva de sábado à noite, o domingo amanheceu nublado, o que dever persistir por toda manhã.  De acordo com o Climatempo, podem ocorrer pancadas à noite. Com a chegada da chuva, houve uma melhora na umidade relativa do ar, que está em 56%. 





 

O meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, lembra, no entanto, que, nesta estação chuvosa, os volumes devem ficar abaixo da média para o período.  "Vai ser abaixo da média, com chuvas isoladas que devem acontecer", afirma.

 

As pancadas não devem ser suficientes para resolver o problema da seca prolongada, que levou os reservatórios a níveis críticos. " Infelizmente, nesta estação chuvosa, não vamos recuperar o volume dos reservatórios, afirma.  

 

Embora tenha ocorrido uma leve queda de temperatura na quinta-feira, o calor deve prevalecer nos próximos dias. Neste domingo, a temperatura pode chegar aos 30º C ao longo do dia. A mínima é de 17ºC. 

 

A chuva segue, durante a semana, com previsão também de pancadas para a noite de segunda-feira (27/09). A Defesa Civil emitiu alerta de chuva com volume de até 20 milímetros acompanhada de rajada de vento de até 45 quilômetros por hora e raios. 





 

Uma frente fria combinada ao forte calor com umidade trouxeram as primeiras chuvas da primavera, estação iniciada na quarta-feira (22).  No sábado, choveu no Triângulo Mineiro; na região do Alto Paranaíba. "Calor e disponibilidade de umidade gerou chuva. nebulosidade se formou no Triângulo e se descolou chegando à região metropolitana. Chegou chuva granizo em alguns municípios", afirma Ruibran.

 

O meteorologista lembra que a chuva chegou com volume expressivo em Barbacena, com 18 milímetros, Ouro Preto, 12 milímetros, e Juiz de Fora com 40 milímitros. "Em Juiz de Fora tivemos uma chuva boa", diz Ruibran. Para este domingo, há possibilidade de chuva no Triângulo e Noroeste do estado.

 

 

 

audima