Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Incêndio consome matas e pastagens em Dom Lara, zona rural de Caratinga

Um incêndio de grandes proporções está destruindo dezenas de hectares de mata no distrito de Dom Lara, na zona rural de Caratinga, Leste de Minas. E há risco de chegar a Dom Modesto, distrito vizinho. O tamanho da área destruída pelo fogo ainda não é conhecido, porque bombeiros e voluntários trabalham dia e noite para apagar os focos de incêndio, que se espalham também por outras regiões do estado.




 
Há suspeitas que tenha sido um incêndio criminoso. O fogo vem consumindo a área desde a quinta-feira (16/9). Os moradores, assustados com as chamas e a fumaça densa, tem atuado junto aos Bombeiros para salvar suas casas e propriedades.
 
O perigo maior, segundo as pessoas que moram nas áreas atingidas, é as chamas se alastrarem a ponto de atravessar a estrada e atingir o distrito de Dom Modesto. Até agora, os mais afetados são os pequenos produtores rurais desta região.
 
Segundo os bombeiros, ainda falta mensurar as proporções das áreas atingidas e os danos causados ao meio ambiente. A área possui uma biodiversidade rica e grande número de espécies de animais.
 
Como o sinal de telefonia celular nas áreas atingidas é fraco – e em alguns pontos, inexistentes –, as informações sobre os trabalhos das equipes não foram atualizadas nesta segunda-feira. Fotos feitas pelos moradores no fim de semana mostram como o trabalho está sendo feito. Não há vítimas.

audima