Jornal Estado de Minas

EM UBERLÂNDIA

Quem foi contaminado pela COVID-19 já pode procurar atendimento gratuito

Começaram nesta terça-feira (10/8) os atendimentos do centro para reabilitação de pacientes em Uberlândia que estavam internados e precisam de cuidados contínuos por causa da COVID-19. O chamado Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde é de responsabilidade da prefeitura do município do Triângulo Mineiro.





Localizado no Centro da cidade, o espaço será referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora de pacientes que testaram positivo para o coronavírus e precisam de algum tipo de cuidado após a internação. Segundo a gestão municipal, este é o primeiro centro do tipo de Minas Gerais.
 
VEJA TAMBÉM: Entenda o que é a síndrome pós-COVID 

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros. O setor que realiza a dispensação de equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva também fará parte do centro, para facilitar o acesso às famílias e aos pacientes.

Como usar o centro? 

 
O direcionamento para a reabilitação acontecerá durante a alta da internação hospitalar. Segundo a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Marcella Furtado de Souza, a equipe médica que acompanhou o paciente será responsável por elaborar o plano de cuidados e direcioná-lo para a reabilitação.




 
LEIA TAMBÉM: Depois de 68 dias na UTI, paciente agora luta contra as sequelas da COVID 
 
“Desta forma, todo o trabalho do Centro Vida é integrado com a atenção primária, especializada, domiciliar e hospitalar. Tudo isso porque ele precisa ser amparado para que recupere a sua funcionalidade e qualidade de vida”, explica Marcella de Souza.

O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“A COVID-19 é uma doença que trouxe inúmeros desafios para nós, entre eles está a recuperação do paciente após a alta hospitalar. Muitos precisam de cuidados específicos ao sair da unidade”, afirma o prefeito Odelmo Leão (PP).

audima