Jornal Estado de Minas

NO SUL DE MINAS

Após atraso, UFLA garante início de aulas no campus Paraíso em 2022

A expectativa de estudantes no Sul de Minas deve ter fim em breve. Em visita técnica realizada nesta sexta-feira (16/7), o reitor da UFLA (Universidade Federal de Lavras), João Chrysóstomo de Resende Junior, garantiu o início das aulas do novo campus em São Sebastião do Paraíso para 2022. A previsão inicial era de que as atividades começassem no início do ano passado.




 
“É um enorme desafio. Mesmo enfrentando este momento de pandemia e dificuldades técnicas e de orçamento, jamais a universidade pensou em outra coisa que não fosse a conclusão do campus. Vamos somar forças, vamos ter que conviver um com o outro na direção do bem comum", afirmou o reitor durante a visita.

"Toda ajuda é bem-vinda. Temos tudo nesse momento para realmente começar as aulas no primeiro semestre de 2022”, complementou. Uma comitiva formada por políticos e outras pessoas conheceu o estágio das obras erguidas em uma área de 150 mil m², no Jardim Mediterraneé.

A previsão é de que o novo campus em São Sebastião do Paraíso ofereça, inicialmente, 180 vagas para engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia de software, bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia, e Inovação; e mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria.  
 
“Este campus é diferente e único, numa concepção diferente de cursos, que será referência para o país. O mote deste campus é a inovação. Tudo que for produzido em conhecimento será voltado para a inovação e o empreendedorismo”, afirmou o professor Ronei Ximenes Martins, pró-reitor de Graduação da universidade.  
 

Investimento

 
Estão sendo investidos na construção do campus R$ 32 milhões do Ministério da Educação. Outros R$ 26 milhões são estimados com o valor da área e infraestrutura que foram cedidos à universidade, pela prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em agosto de 2018.




 
A promessa inicial era de que as aulas começassem no início de 2020. Mas a mudança no governo federal entre o fim de 2019 e o início de 2020 acarretou em entraves burocráticos.
 
Alguns prédios estão concluídos ou em fase final. A estrutura terá as seguintes estruturas: pavilhão de aulas, edifício das engenharias, galpões de logística, prédio da biblioteca, galpão de laboratórios, galpão da incubadora, anfiteatro, centro de convivência, campo society e quadra.
 
Comitiva visitou o campus Paraíso da UFLA (foto: Paulo H. Delfante)
 
 
“Quero registrar o apoio da Prefeitura para o que precisar. A esperança é que realmente os alunos venham para a UFLA. A gente vê os prédios, mas educação é, antes de mais nada, aluno em sala de aula”, disse o prefeito Marcelo Morais. 
 

Hospital universitário

 
Em seguida, a comitiva da UFLA fez uma visita à Santa Casa de Misericórdia e foi recebida pelo provedor Fernando Montans Alvarenga. No tema central da conversa, a possiblidade de um convênio para que a Santa Casa possa receber alunos do curso de medicina da universidade para a atividade de internato - atividade obrigatória de estudantes matriculados nos dois últimos anos de curso, exercida em campos de prática médica que proporcionem contato com demandas de saúde reais, supervisionados por profissionais médicos habilitados. 
 

audima