Jornal Estado de Minas

MEDIDA CONTRA SOMMELIERS

'Só após todos os adultos', diz prefeito que pune quem escolher vacina

Nos últimos dias, uma pequena cidade do Sul de Minas, com menos de 10 mil habitantes, ficou famosa pelo Brasil. Isso porque o prefeito de Juruaia decidiu punir quem escolher qual vacina contra COVID-19 deseja tomar. "Vai para o fim da fila, só poderá procurar a unidade de saúde novamente depois que todos os adultos maiores de 18 anos já tiverem sido imunizados", diz Celsinho.




 
A prática se tornou comum por todo o País: algumas pessoas estão deixando de se proteger em busca do imunizante de uma fabricante de preferência. Com a recusa, a vacinação é atrasada e acaba prejudicando outras pessoas que ainda aguardam a vez para se vacinar. 
 
Em BH, a prefeitura chegou a ameaçar quem decidir escolher qual vacina quer tomar. Mas o prefeito de Juruaia, Celso Marques Júnior, conhecido como Celsinho (Avante), não ficou só na ameaça: determinou que a pessoa que recusar o imunizante vai assinar um termo e perder a vez na fila.
 
A medida já vale desde quinta-feira (1º/7) e repercutiu por Minas e pelo Brasil desde que foi noticiada pelo Estado de Minas. A reportagem, então, quis saber mais sobre o ato em uma entrevista com Celsinho - que assumiu a prefeitura no dia 3 de maio, após a morte de Álvaro Mariano Junior, vítima de infarto. 




  
Estado de Minas - A medida foi adotada por causa das recusas por doses específicas. Há algum número ou uma quantidade significativa notada?
Celso Marques Júnior - Alguns casos foram notados sim. Pessoas questionaram qual era a dose oferecida e não quiseram se vacinar. Isso deixou nossos profissionais em uma situação muito complicada.
 
EM - O que é o "fim da fila"? É só depois que todos os adultos se vacinarem?
Celso - Isso. Quem se recusar a tomar a vacina vai assinar um termo de responsabilidade, e só poderá procurar a unidade de saúde novamente depois que todos os adultos maiores de 18 anos já tiverem sido imunizados. O controle será feito com base nesse termo.
 
EM - Qual inspiração que o senhor teve pra tomar essa decisão?
Celso - A inspiração foi pra não haver a escolha do imunizante, dar andamento ao cronograma de vacinação, seguindo o PNI.




 
EM - É possível estimar o quanto de atraso pode significar essas recusas de vacina em relação aos demais grupos?
Celso - Não dá para estimar o tempo de atraso, mas a medida foi tomada também pensando em uma maneira de evitar que isso aconteça. 
 
EM - Como a COVID-19 ainda afeta a cidade? A quantidade de casos ainda está acima da esperada?
Celso - Temos uma média de oito, nove casos novos por dia, sem contar as internações clínicas e também em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O número está acima do esperado, por isso reforçamos a importância da vacinação.
 

Vacinação em Juruaia

 
Segundo dados publicados pela administração municipal em 24/6, Juruaia já imunizou 1.365 pessoas com as duas doses de vacinas contra o coronavírus.




 
Estão disponíveis as vacinas da Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Coronavac, que são disponibilizadas conforme a gestão dos estoques. As doses da Janssen serão aplicadas exclusivamente em caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana, em data ainda a ser definida.
 
Ao todo, a cidade já teve 1.149 casos confirmados de COVID-19 desde o início da pandemia. No último boletim divulgado nessa sexta-feira (2/7), cinco novas confirmações foram adicionadas, número ligeiramente menor que a média registrada nos últimos dias. Porém, para o prefeito, a situação ainda é crítica.

Varginha também adota a medida

Depois de Juruaia, Varginha, também no Sul de Minas, anunciou que quem se recusar a tomar a dose oferecida nas unidades de saúde terá que assinar um termo de responsabilidade e vai para o final da fila.




 
Um decreto foi feito e já está em vigor. O superintendente especial da COVID-19, Luiz Carlos Coelho, explicou que a publicação surgiu pela necessidade de formalizar e criar um mecanismo jurídico capaz de impedir esse tipo de escolha.
 
“As vacinas que estão sendo oferecidas foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso a população pode confiar na eficácia delas", afirma.
 
Caso o morador não aceite assinar o termo, duas das técnicas de enfermagem ou enfermeiras que estiverem na sala de espera podem assinar documentando testemunhalmente que a pessoa se recusou a receber o imunizante.
 
"Esse documento fica arquivado e esse indivíduo vai para o final da fila e só poderá se imunizar depois que começar a vacinação para os maiores de 18 anos", completa Coelho.
 
Varginha já aplicou a primeira dose de vacina contra a COVID-19 para 43 mil pessoas, segundo o Vacinômetro. Até agora, 14.849 pessoas tomaram as duas doses.




audima