Jornal Estado de Minas

Na noite do aniversário, idosa tem casa danificada por temporal em Contagem



Geralda das Graças Nestor posa para uma foto em sua cozinha com paredes e pisos estourados no último período chuvoso. Com muita dificuldade, ela e o marido, de 78 anos, economizaram para fazer o telhado na laje da casa para que, nas próximas chuvas, a situação melhorasse. Porém, em menos de meia hora, com a chuva e a ventania que atingiu a Grande BH na noite dessa quarta-feira, todo o investimento foi perdido. Ontem, dona Geralda completou 71 anos e o presente foi a destruição de seu telhado, caixa d’água, antena de TV, o telhado do vizinho, infiltrações na laje e até um tanque de lavar roupas destruído. 





Contagem foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal na noite passada. Geralda mora na Avenida Cantagalo, no Bairro Novo Riacho. A cobertura de alumínio do imóvel dela foi arrancada e foi parar na frente de outra casa. Uma foto que circula pelas redes sociais ilustra a cena. Até o início da manhã, segundo apurou o Corpo de Bombeiros, a via estrava interditada. 

Quando a reportagem do Estado de Minas chegou ao local, familiares e vizinhos da idosa se mobilizavam para tentar recuperar os itens que haviam ido parar na rua e outros quintais, além de fazer a limpeza do imóvel. 

Cobertura de alumínio foi arremessada contra a casa de um vizinho, que teve o telhado do imóvel danificado (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


“Começou a dar aquela ventania, aí aquela chuva grossa e o vento veio só tirando as telhas. Aquele barulhão, a gente fechando as janelas lá de baixo, as meninas (netas do casal) chorando. Foi um Deus nos acuda”, contou a aposentada nesta manhã. Segundo ela, bastou meia hora para que toda a cobertura fosse levada. Houve uma verdadeira correria. Vizinhos gritavam assustados enquanto ela tentava impedir o marido de subir até a laje e tentava acalmar as netas, que choravam. Ela contou que está passando mal hoje, com hipoglicemia. 



Um tanque de lavar roupas novo foi quebrado na casa da dona Geralda (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


“Minha casa deu infiltração com aquela chuvarada que deu (entre o fim de 2019 e início deste ano), está tudo estragado. Agora está tudo cheio de água, vai dar infiltração de novo e estragar o gesso. Eu espero que as autoridades deem uma força pra gente. Meu marido é aposentado e ganha pouco, tem problemas de saúde. Eu também tenho problemas de saúde. Não sei o que vai ser de nós daqui para frente”, lamentou. 

Ainda será difícil retomar a tranquilidade na casa da família em Contagem. Nesta quinta-feira, a previsão é de “perigo potencial” para novas tempestades de proporções semelhantes à de ontem em praticamente todo o estado, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informou que "a ocorrência no Novo Riacho não foi registrada pelo sistema do órgão. No entanto, após levantamento, verificou-se que a demanda foi feita para a central de Belo Horizonte. Paralelamente a isso, a coordenação da Defesa Civil de Contagem já encaminhou uma vistoria para o local indicado."

Em razão da chuva forte desta quarta-feira (14), o órgão atendeu a dez chamadas relativas ao mau tempo, mas que não apresentaram riscos para os moradores. A população de pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.