Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Microrregião de Bom Despacho entra na Onda Verde do Minas Consciente

A microrregião de saúde de Bom Despacho avançou, no sábado (19), para a Onda Verde do programa Minas Consciente –desenvolvido pelo governo do estado com o propósito de garantir a retomada segura e responsável da economia. Após 28 dias na Onda Amarela, a região recebeu o aval para as mudanças. 





Após a análise semanal da situação da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no estado, o Comitê Extraordinário da COVID-19 decidiu liberar na microrregião de saúde de Bom Despacho, pelo menos pelos próximos sete dias, as seguintes atividades: 
  • Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
  • Aluguel de objetos pessoais e domésticos;
  • Cinemas;
  • Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casa de festas, bufê;
  • Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
  • Bares com entretenimento (música ao vivo e transmissão de futebol);
  • Serviços de colocação de piercings e tatuagens; 
  • Experimentar roupas nas lojas;
  • Aluguel de salão de festas;
  • Estágio dos cursos de saúde;
  • Velórios 
As normas também se aplicam as cidades que compõem a microrregião de Bom Despacho e aderiram ao programa. São elas: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema e Serra da Saudade
 
Durante a publicação das alterações, o governador Romeu Zema (Novo) ressaltou que as mudanças estão em sincronia com a estabilidade no número de casos e óbitos em Minas, seguindo a tendência de queda desses índices.

Ainda assim, o chefe do Executivo reforçou a necessidade dos cuidados sanitários, como o uso de máscara e álcool em gel. 

“Só tivemos desta vez boas notícias. Nenhuma região regrediu, ou seja, nenhuma região que estava na Onda Verde voltou para a Amarela e nenhuma região que estava na Amarela regrediu para a Vermelha. O que tivemos foram apenas movimentos positivos. O número de casos e número de óbitos no estado continua declinando”, declarou o governador.




 
Para ver mais detalhes do programa "Minas Consciente" clique aqui.
  

COVID-19 na microrregião de Bom Despacho


Bom Despacho


Bom Despacho registrou, até a manhã desta segunda-feira (21), 536 casos confirmados da doença, sendo que 14 terminaram em morte. Já se recuperaram 510 pessoas. Duas ainda estão internadas no município e outras 10 cumprem o isolamento domiciliar.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.767 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19

Dores do Indaiá


Dores do Indaiá registrou, até a tarde desta segunda-feira (21), 199 casos confirmados da doença, sendo que três terminaram em morte. Já se recuperaram 118 pessoas. Outras 78 cumprem o isolamento domiciliar.





Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 828 pessoas já notificaram a prefeitura sobre a possibilidade de terem contraído o novo coronavírus

Estrela do Indaiá


Estrela do Indaiá registrou, até a tarde desta segunda-feira (21), três casos confirmados da doença, sendo que nenhum terminou em morte. As três pessoas que se infectaram já estão recuperadas.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 172 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído o vírus.
 

Luz

 

Luz registrou, até a tarde desta segunda-feira (21), 147 casos confirmados da doença, sendo que um terminou em morte. Já se recuperaram 133 pessoas. Cinco ainda estão internadas no município e outras oito cumprem o isolamento domiciliar.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.174 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19. 
 

Martinho Campos

 

Martinho Campos registrou, até a tarde desta segunda-feira (21), 80 casos confirmados da doença, sendo que três terminaram em morte. Já se recuperaram 72 pessoas. Cinco ainda cumprem o isolamento domiciliar.





Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 729 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a doença. 

Moema


Moema registrou, até a tarde desta segunda-feira (21), 153 casos confirmados da doença, sendo que dois terminaram em morte. Já se recuperaram 145 pessoas. Oito ainda cumprem o isolamento domiciliar.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 858 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído o vírus. 

Serra da Saudade


Cidade menos populosa do Brasil, Serra da Saudade registrou, até a tarde desta segunda-feira (21), cinco casos confirmados da doença, sendo que nenhum terminou em morte.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina