Jornal Estado de Minas

COVID-19

CDL critica Kalil por cancelar reunião sobre reabertura do comércio

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
A decisão do prefeito Alexandre Kalil (PSD) de cancelar a reunião que estava marcada para esta quarta-feira (8) com comerciantes de Belo Horizonte, gerou insatisfação entre os lojistas da capital. De acordo com o chefe do executivo municipal, a flexibilização do isolamento social ainda não é possível devido ao número de ocupação de leitos e transmissão por infectado (rt). A Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL) considera o cancelamento uma decisão autoritária e unilateral por parte da prefeitura.



Durante reunião que ocorreu na prefeitura de BH nesta terça-feira (7), Kalil alegou que o encontro com comerciantes seria desnecessário."Os números não nos permitem nada diferente do que está acontecendo hoje. Então, nós não temos o porquê de fazer uma reunião sem objetivo. Eu recebo duas, três vezes por dia os números das ocupações (de leitos de UTI e de enfermarias), as transmissões (Rt)", sustentou.

A CDL se posicionou contra a decisão do prefeito e, por meio de nota, denunciou a “incapacidade do executivo municipal de abrir os leitos prometidos em 29 de maio”. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, caso a prefeitura tivesse cumprido sua promessa, o indíce de ocupação de leitos de UTI seria 45% e de enfermaria, 38%. Indicadores que, segundo a entidade, permitiriam a reabertura segura do comércio.

A entidade também informou que não participou da reunião realizada nesta terça e que, portanto, desconhece as razões que levaram ao cancelamento do encontro que ocorreria com representantes da CDL e do Sindicato de Lojistas (Sindilojas). A reunião visava debater a possibilidade de reabertura de mais setores do comércio em Belo Horizonte.

O presidente do Sindilojas, Nadim Elias Donato, também foi procurado pelo Estado de Minas, mas preferiu não se posicionar sobre o cancelamento.
 
* Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte