Jornal Estado de Minas

Teste

Cervejas vão passar por análise técnica em Minas

As cervejas de Minas Gerais passarão por procedimentos de análises em laboratório para verificar possíveis teores de contaminação em amostras coletadas. O processo será feito pelo Centro de Inovação em Tecnologia (CIT), do Senai, por meio de uma técnica analítica chamada cromatografia gasosa, utilizada para quantificação e separação de substâncias orgânicas que podem ser vaporizados sem decomposição.


 
 
As indústrias interessadas poderão procurar o Senai para enviar as amostras das bebidas. Inicialmente, serão feita análises dos produtos de cervejarias mineiras. Depois, o processo pode ser ampliado a outras empresas do ramo no país e até de todo o mundo, já que é um processo novo no mercado. 

A iniciativa de verificar o teor das cervejas ocorre uma semana depois que 11 pessoas foram indiciadas por lesão corporal, intoxicação e homicídio pela contaminação por produtos da cervejaria Backer no ano passado. Na última atualização sobre o caso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que o inquérito encaminhado à Justiça relaciona 29 vítimas de intoxicação por produtos da empresa. Entre as vítimas relacionadas, há 21 sobreviventes. Oito consumidores morreram. E há 27 casos que serão passarão por nova perícia da PCMG. 

“É um procedimento de segurança e inédito no Brasil. A intoxicação provocada pela Backer foi um caso à parte. Foi um tremendo erro da cervejaria. Vale ressaltar que o próprio Ministério da Agricultura recolheu amostras aleatórias em Belo Horizonte, mas apontou que nenhuma havia contaminação”, ressalta Marco Falcone, vice-presidente do Sindbebidas e diretor da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva). 



Na visão do pesquisador do Instituto Senai, Luiz Cláudio de Melo Costa, o método de análise criado pelo Senai é confiável para apontar possíveis irregularidades nas amostas de cerveja:  “Todo o procedimento segue diretrizes de qualidade, que estabelece critérios para atestar que laboratórios possuem competência técnica, e o CIT possui cerca de 250 ensaios acreditados pelo Inmetro para a água, cachaça, cerveja, dentro outros. Tentamos contribuir para o fortalecimento da indústria cervejeira de Minas e do Brasil”.