Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Contra coronavírus, prefeitura começa a bloquear orla da Pampulha


Grades e cones começaram a ser instalados na orla da Lagoa da Pampulha nesta quarta-feira (8). A ação foi tomada para impedir o acesso da população, que continuava se aglomerando no local mesmo com recomendações de autoridades que defendem o isolamento social como forma de conter o avanço do novo coronavírus.



De acordo com a Guarda Civil de Belo Horizonte, a restrição passa a vigorar a partir dessa quinta-feira (9). “Os agentes permanecerão de forma fixa no local ou por meio de rondas em viaturas”, afirmou o comandante Rodrigo Prates.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) já havia anunciado na última segunda-feira que medidas de restrição seriam tomadas na capital. No último domingo, a orla da Lagoa da Pampulha, ponto turístico da capital mineira, teve intensa movimentação de pessoas



Segundo Kalil, a restrição nos 18 quilômetros da orla será feita com o auxílio da BHTrans. Apenas carros poderão circular na região.

“Na Pampulha, vamos fazer um plano com a BHTrans. Vai entrar só carro, porque o pessoal não entendeu que não estamos de férias e que é um ótimo dia para ficar em casa. Vamos estudar. Ainda não sei como vai ser, mas vai ser. Onde houver aglomerações, vamos tentar evitar (a circulação de pessoas)”, disse Kalil.


O prefeito afirmou que as restrições vão durar "o tempo necessário" e apenas os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde podem determinar o fim da quarentena. "Nós colocamos o plano em prazo indeterminado, para não ficar nessa bobagem de: 'decreta para lá, decreta para cá'. Eles (especialistas) é que estão no comando, eles é que decretarão o fim da pandemia".

(Com informações de Guilherme Peixoto e João Vítor Marques)
 

Confira: 

Trechos bloqueados (apenas trânsito local de veículos e moradores em atividades essenciais)

Reservas de área

Desvio do Transporte Coletivo