Jornal Estado de Minas

Relembre outros acidentes aéreos em Belo Horizonte

 

 
Uma aeronave caiu sobre três carros na Rua Minerva entre as ruas Nadir e Rosinha Sigaud, no Bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte, deixando ao menos três mortos e três feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, engrossa a lista de tragédias do tipo que tem se tornado frequente em Belo Horizonte nos últimos anos. Veja os principais casos entre 2012 e 2015. 



Bairro Minaslândia   

 

Avião atingiu o telhado da casa no Bairro Jardim Montanhês e deixou dois feridos - Foto: Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em junho de 2015, um avião de pequeno porte caiu em cima de uma casa no Bairro Minaslândia, Região Norte de Belo Horizonte. Era uma tarde de domingo. O acidente ocorreu na Rua São Sebastião, próximo à estação de metrô Primeiro de Maio. O piloto, copiloto e um tripulante, que também era piloto, morreram na queda.

O avião era um bimotor King Air C90GTI e decolou do Aeroporto da Pampulha com destino à Fazenda Sequoia, em Setubinha, no Vale do Mucuri, quando a aeronave perdeu a sustentação e caiu. Com a queda do avião, segundo o Corpo de Bombeiros, houve incêndio na casa. 


Bairro Jardim Montanhês


Monomotor teve problemas mecânicos e caiu no barranco que fica no final da pista do Aeroporto Carlos Prates - Foto: Beto Novaes / E.M / D.A Press

Em novembro de 2014, um avião caiu e deixou duas pessoas feridas no Bairro Jardim Montanhês, na Região Noroeste de Belo Horizonte. A aeronave atingiu o telhado da residência, próximo à Avenida Pedro II.

Os militares informaram que o piloto do monomotor prefixo PU-ILS, Carlos Almeida Cunha Filgueras, de 64 anos, e o passageiro, Guilherme Campos Vieira, de 48, sofreram ferimentos leves e foram socorridos por vizinhos do local do acidente.
Houve princípio de incêndio na aeronave, porém as chamas foram controladas pelo bombeiros.



Anel Rodoviário 



No dia 30 de dezembro de 2014, um avião de pequeno porte caiu na marginal do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte. A aeronave perdeu altitude quando iria tentar pousar no aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste da capital e bateu no muro de uma empresa. O piloto Vinícius Tavares Fagundes Ferreira, de 23 anos foi socorrido com trauma de tórax e escoriações no rosto. Segundo o Corpo de Bombeiros, o Cesna 210, prefixo PT-JCC, saiu do Rio de Janeiro e iria pousar no aeroporto da Pampulha, mas precisou desviar a rota.



Aeroporto Carlos Prates

- Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press

Em maio de 2012, um avião de pequeno porte caiu em um barranco próximo à cabeceira da pista do Aeroporto Carlos Prates, Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave apresentou problemas mecânicos logo após o pouso e o piloto não conseguiu parar o equipamento a tempo. Em princípio, os bombeiros disseram que o o acidente tinha acontecido antes da decolagem.

Segundo ainda os militares, apenas o piloto estava a bordo da aeronave no momento da colisão. Depois da batida, ele deixou do avião caminhando e não precisou ser socorrido.

O avião modelo Cesna, prefixo P289A e com capacidade para transportar três pessoas, teve alguns alguns danos na fuselagem.
O piloto foi identificado como Warley Gonçalves da Silva. 
.