Jornal Estado de Minas

Centro de Saúde em BH é arrombado pela terceira vez e perde mais de 900 doses de vacina



Após furto de fiação, o Centro de Saúde Dom Orione, localizado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Região da Pampulha, segue com o atendimento comprometido. O furto ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira, o que prejudicou o refrigeramento das 975 vacinas que estavam dentro de uma câmara fria da unidade. Todas as doses foram perdidas.


Segundo consta no Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 6h48 da manhã, chegando ao local, uma enfermeira relatou que um autor não identificado cortou a cerca elétrica e invadiu o posto, furtando diversos materiais e danificando uma câmera de segurança. 
 
Uma funcionária não quis se identificar, mas demonstrou indignação com o ocorrido: “Prejudica todo mundo, prejudica os funcionários e prejudica os usuários que ficam sem atendimento”, afirmou. Segundo ela, a fiação já estava sendo trocada e todos os esforços estavam sendo feitos para restabelecer plenamente o atendimento o quanto antes.
 
Uma usuária relatou a reportagem que é a terceira vez, só este ano, que a unidade é invadida. Em janeiro, o local foi arrombado pela primeira vez, poucos meses após ser inaugurado.

As vacinas foram encaminhadas para um laboratório para avaliar as condições de uso. Peritos também estiveram no local. A ocorrência foi encerrada na 3ª Delegacia de Polícia Noroeste.
 

Vacinas perdidas

De acordo com a Diretora Regional de Saúde da Regional Pampulha, os prejuízos incluem dano ao padrão de energia, furto de uma câmera de segurança e a perda das vacinas. “As vacinas ficam dentro de uma câmara fria, com a queda de energia, as doses que ficam lá dentro se perderam. Foi decidido que as doses não poderiam mais ser utilizadas para garantir a segurança dos usuários”, disse Elisane Rodrigues.

De acordo com a diretora regional, eram 21 frascos que renderiam 975 doses de 15 tipos diferentes de vacina, inclusive de proteção contra febre amarela, hepatite e sarampo.

Elisane informou ainda que as vacinas ainda não foram repostas, mas tem previsão para retorno ainda nesta semana.
Pacientes que precisam da medicação devem procurar o Centro de Saúde Itamarati, no Bairro Paquetá. 
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira.
.