Jornal Estado de Minas

Caminhão tomba em rodovia disponibilizada pela Vale para acesso ao centro de Brumadinho

Um caminhão tombou, na tarde desta quarta-feira,  na rodovia utilizada atualmente pelos moradores de Arraial do Aranha, em Brumadinho, para chegar ao centro urbano da cidade. Ninguém ficou ferido.

A via, de propriedade da Vale, atravessa a Mina da Jangada e foi disponibilizada pela mineradora após a ponte que ligava as regiões se desfazer devido ao tsunami de rejeitos liberados pelo rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão.

O acidente com o caminhão ocorreu no mesmo dia em que cerca de 60 moradores da comunidade fizeram um protesto contra a Vale para agilizar a reconstrução da ponte. Na ocasião, os manifestantes queimaram pneus e bloquearam, com pedaços de madeira, a estrada municipal Alberto Flores. 

Os moradores reclamam do longo tempo para chegar ao centro urbano da cidade. Com a ponte, o trajeto demorava, aproximadamente, 30 minutos. Agora, passando pela mineradora, os habitantes levam cerca de duas horas até o destino. Além disso, manifestantes já denunciavam as más condições da estrada de terra. “Os idosos não conseguem andar, a estrada é precária, de terra, e passa dentro da Vale”, contou Weverton Juliano Rosa, de 32 anos, vice-presidente da Associação Comunitária de Melo Franco.

Após o acidente, Weverton ainda reforçou a periculosidade da estrada. “Tá vendo o perigo que é lá? Só Deus que está segurando para não acontecer outros acidentes.
Por isso que a nossa reivindicação foi tão grande e incisiva nesse sentido”, finalizou.

Por meio de nota, a Vale informou que as obras da ponte começaram em 10 de fevereiro e estão em fase final. “O trânsito na via deve ser liberado na próxima semana. Enquanto isso, a Vale liberou o trânsito para moradores da região através de via que passa por dentro das instalações da empresa na Mina Jangada”, concluiu.

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
.