Jornal Estado de Minas

BR-040 segue interditada em Itabirito por acidente de carreta com carga tóxica

Cerca de 12 horas após o tombamento de uma carreta carregada com carga tóxica, a BR-040 segue parcialmente interditada em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. 
 
O veículo transportava três recipientes com meio tonelada de uma solução a base de soda cáustica e ácido sulfúrico.

De acordo com a Via-040, concessionária responsável por admnistrar a rodovia, nesta manhã a empresa responsável pela carga realiza o transbordo dos produtos e limpa a via. 

Entre 20h dessa segunda-feira e 1h desta terça-feira, o trânsito ficou interditado nos dois sentidos. Nesta manhã, o tráfego flui apenas pelo sentido Belo Horizonte em mão dupla, com uma faixa para quem dirige até a capital mineira e outra para quem se destina ao Rio de Janeiro. A pista para o estado fluminense segue interditada.
 
Não há registros de congestionamentos, apenas de lentidão no tráfego devido à restrição de faixas de trânsito livre, segundo a Via-040. A previsão da concessionária é de que a BR-040 seja completamente liberada ainda na manhã desta terça-feira. 
 

O acidente 


Por volta de 20h dessa segunda-feira, funcionários da concessionária Via 040 começaram a contenção, que foi assumida pelos militares da equipe Hazardous Materials, do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), do Corpo de Bombeiros, que isolou o local.

O acidente foi pouco depois da praça de pedágio de Itabirito. Pelos primeiros levantamentos das equipes de atendimento, houve derramamento na canaleta de pluvial da rodovia. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi comunicada para adoção das medidas de avaliação da contaminação ambiental. 

Os bombeiros, com equipamentos especiais, contiveram o vazamento para garantir a segurança das pessoas. Embora haja liberação de gases tóxicos, a passagem rápida dos automóveis não representa risco. 

O veículo envolvido no incidente é de uma transportadora de Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Uma empresa especializada no recolhimento e transbordo do produto já foi acionada.
 
(Com informações de Landercy Hemerson)  
 
*Sob supervisão do editor Benny Cohen
.