Jornal Estado de Minas

Bombeiros controlam incêndio no Pico do Itacolomi

- Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Depois de três dias de combate, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas que consumiram parte da vegetação do Pico do Itacolomi, localizado entre Ouro Preto e Mariana, Região Central do estado. O fim do incêndio iniciado ainda na segunda-feira foi informado pela corporação na manhã desta quarta-feira. 

Conforme os bombeiros, 40 militares e 20 brigadistas lutaram na contenção do fogo, com ajuda de dois helicópteros e duas aeronaves. 

Ainda não há informações sobre a área total queimada no parque. Equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que também estiveram empenhados na ocorrência, vão sobrevoar a área ainda nesta quarta-feira para dimensionar o tamanho do prejuízo ambiental.

Segundo o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o incêndio foi detectado no parque por volta das 7h de segunda-feira. De acordo com o funcionário do parque, Felipe Marcos, o incêndio se espalhou por uma área de acesso difícil, o que complicou a ação dos brigadistas. “O acesso é o principal problema. Lá, só consegue chegar por meio terrestre, a pé. Nem carro chega lá. Também estamos sem comunicação, apenas por rádio”, explicou na ocasião.


O fogo se concentrou em uma área chamada de Serrinha, que fica próximo ao distrito de Passagem, pertencente a Mariana. 
 
*Sob supervisão do editor Benny Cohen
.