Monte Verde tem frio de -1,4 grau e registra menor temperatura do ano em Minas

Distrito de Camanducaia teve mais um dia de geada nesta semana. Em BH, fim de semana deve ser mais frio

Cristiane Silva
Vídeo de Sílvia Urias, da AHPMV, mostra geada em Monte Verde nesta sexta

Os termômetros em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, marcaram -1,4 grau na madrugada desta sexta-feira.
Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, esta foi a menor temperatura registrada no estado em 2016.

Na quinta-feira, o frio no povoado chegou a -0,7 grau e houve geada. Pela manhã, o instituto meteorológico chegou a informar que este era um recorde de temperatura, a menor desde 2000. No entanto, o TempoClima corrigiu o dado nesta sexta, informando que houve uma insconscistência no banco de dados da web, provocando a diferença de valores.

Conforme o PUC Minas TempoClima, de 2006 até hoje, a menor temperatura em Minas Gerais foi -3,6 graus, também em Monte Verde, em 5 de agosto de 2006. Nesta sexta, houve geada novamente no distrito, segundo a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV). Outra cidade com temperatura baixa hoje foi Maria da Fé, também no Sul do estado, com 1,8 graus.


Ainda de acordo com os meteorologistas, a menor temperatura hoje em Belo Horizonte foi 14 graus e a máxima não deve passar dos 24. A previsão é de que no fim de semana o frio fique mais intenso na capital mineira, com os termômetros se aproximando dos 11 graus. O dia mais frio deste ano em BH foi 2 de maio, com 11,5 graus de temperatura.

O fim de semana será de tempo firme, sem possibilidade de chuvas significativas na Grande BH e em boa parte do estado.
Campos amanheceram cobertos de gelo em Monte Verde - Foto: Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde/Divulgação
- Foto: Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde/Divulgação.